Altaneira registra 2º caso suspeito do novo coronavirus


Altaneira registra 2º caso suspeito do novo coronavirus. (FOTO/ Reprodução).

Texto: Nicolau Neto

Praticamente 24 horas depois do primeiro caso suspeito do novo coronavírus, a Covid-19, em Altaneira, a Secretaria Municipal da Saúde informou mais uma suspeição de caso da pandemia.

Conforme dados da secretaria, trata-se de uma pessoa de 84 anos, dois anos mais velha do que a primeira, sem, no entanto, possuir ligação sanguínea com esta.

Em contato com a redação do Blog, a enfermeira Ivana Alcântara destacou que o Ceará já é endêmico e que todo caso de síndrome gripal é considerado suspeito. Segundo ela, a recomendação é que a pessoa se isole, ficando 14 dias em observação junto a seus contatos. Ivana afirmou ainda que no caso de síndrome gripal não são todos os casos que serão notificados, mas somente aqueles do grupo de risco e profissionais da saúde – a segunda classe que mais é contaminada.

Ela destacou também que se notifica todo caso de síndrome respiratória – aquela que vem acompanhada com falta de ar. “Havendo complicação notifica-se imediatamente e já faz a coleta do swab e enviado para o LACEN em Fortaleza” e complementa “não sendo caso grave a pessoa nunca irá saber se esteve com a Covid – 19 em face de não ter testagem para todos”.

Os possíveis sintomas desta pandemia são dor de garganta, tosse, febre e dificuldade para respirar (em casos graves). Em casos mais raros, ela pode ser fatal. Idosos e pessoas com outras condições médicas (como asma, diabetes e doença cardíaca) são mais vulneráveis a quadros graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!