Intenção do prefeito de Altaneira de usar recursos do antigo Fundef em reforma de escolas é debatido em sessão


Intenção do prefeito de Altaneira de usar recursos do antigo Fundef em reformas de escolas é debatido em sessão. (FOTO/ Reprodução).

Texto: Nicolau Neto

Causou mal-estar a fala do prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), durante transmissão ao vivo pelo Facebook na última sexta-feira, 15, de que pretende utilizar recursos provenientes do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) em reformas de escolas.

Segundo Dariomar “o dinheiro não é do professor, é do aluno, é da educação” ao se reportar uma decisão de um juiz e que iria pedir a liberação desse recurso à Câmara para a finalidade acima referida.

No entanto, esse não é o entendimento da maioria dos/as parlamentares de Altaneira que viram a fala do prefeito com preocupação. De acordo com o presidente da Câmara, o vereador prof. Adeilton (PSD), ao apresentar os saldos da conta onde se encontra os recursos do precatório do antigo Fundef por meio de extratos encaminhados por Humberto Batista, secretário municipal de Administração e Finanças, constatou-se que existe ainda um saldo dos professores de quase 5 milhões e que tem rendimento de cerca de 20 mil reais mensais. Para ele, “esses recursos estão seguros”.

Quem também comentou o assunto foi a vereadora Zuleide Oliveira (PT). Para ela, o presidente da casa esqueceu de mencionar que o executivo não mexeu nos 60% desses recursos, o que segundo a mesma é um ato de transparência e se autointitulou de “defensora da classe de professores”.

A menção de Zuleide foi vista por Adeilton foi vista como um ato de apoio e lembrou da luta de edis em proteger esses recursos até o transitado e julgado das ações e disse ainda que caso o texto com a intenção de usar o dinheiro para a reforma das escolas seja encaminhada à Câmara será rejeitado.

A sessão feita de forma remota foi transmitida em tempo real pela página da Câmara no Facebook e pela Rádio Comunitária Altaneira FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!