Instagram bloqueia fake news de Bolsonaro sobre mortes por coronavírus no Ceará


(FOTO/ Bolsonaro/ Reprodução/ Twitter).

O Instagram bloqueou na noite desta segunda-feira (11) uma publicação do presidente Jair Bolsonaro sobre uma suposta diminuição de mortes por doenças respiratórias no Ceará. Verificadores de fake news da rede social consideraram a postagem falsa por trazer números errados sobre o tema.

De acordo com a publicação do presidente, o número de mortes no estado em 2019, período anterior ao surto de coronavírus, foi 6.377. Em 2020, já na pandemia, a publicação dizia que 6.269 pessoas morreram por doenças respiratórias, ou seja, um número inferior com relação ao ano anterior.

Por que em 2019 não teve o mesmo alarde?”, questiona a publicação de Bolsonaro. A fonte dos números, segundo a imagem, seria o Portal da Transparência do Registro Civil.

Os verificadores da Agência Lupa, empresa que presta serviço à rede social, concluíram que “é falso que, no Ceará, o número de mortes por doenças respiratórias diminuiu em 2020”.

Até esta segunda-feira, o Portal da Transparência do Registro Civil indicava 3.217 óbitos por doenças respiratórias no período citado na publicação de Bolsonaro em 2020. Já em 2019, o número foi de 2.808 – ou seja, inferior ao ano da pandemia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Ceará já tem 16.692 casos confirmados de coronavírus, além de 1.114 mortes.

Com informações da Revista Fórum.


Postar um comentário

0 Comentários