Comércio de Nova Olinda não será reaberto nesta segunda (25)


Ítalo Brito revoga decisão de reabrir o comércio. (FOTO/ Reprodução).

Texto: Nicolau Neto

A decisão do prefeito Ítalo Brito (PT) de reabrir de forma gradual o comércio no município de Nova Olinda, distante 15 Km de Altaneira, a partir desta segunda-feira, 25, durou pouco tempo. A medida contrariava orientação do Decreto o governador do Estado que além de prorrogar as medidas de isolamento social, afirmou que não era hora de afrouxar medidas e pediu, inclusive, que gestores/as de municípios do interior adotasse medidas mais rígidas.

A medida, via decreto, do prefeito Ítalo Brito foi criticada por populares, mas a que ganhou visibilidade foi a do presidente do PT no município, Aureliano Souza, que em vídeo divulgado no Facebook argumentou que não era momento de afrouxar medidas de combate a pandemia do novo coronavirus e que a vida era mais importante que a economia.

Neste domingo, 24, também via rede social, o prefeito ítalo anunciou que estava revogado o decreto anterior e que estava atendendo a recomendações do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

Segundo o prefeito, a revogação se dá “em consonância com o plano de retorno das atividades a ser proposto pelo Governador Camilo Santana, e em atenção a recomendação recebida ontem, dia 23/05/2020 do Ministério Público. Tal decisão tem seu fundamento pautado nas leis vigentes, independente da minha opinião pessoal”.  

Para o Assistente Social e especialista em Direito Público, Francisco Pedro, “o plano de reabertura do comércio em Nova Olinda não foi tão bem visto pelo Ministério Público quanto o propagado” e destaca que “jamais um promotor iria contrariar o Procurador Geral de Justiça, que repudia toda e qualquer ação neste sentido, inclusive, cogitando a ação de intervenção estadual”. Ele ainda lembrou que Aureliano foi xingado por se posicionar contra a reabertura do comércio, mas  que a posição dele foi sensata. “Sempre se posiciona com base nos ditames legais. Siga na luta”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!