Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens completa 34 anos

 

(FOTO |Professor Nicolau Neto). 

Por Nicolau Neto, editor

O Museu de Paleontologia Prof Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri e, hoje sob os cuidados da Universidade Regional do Cariri (URCA), completou nesta terça-feira, 26, 34 anos.

O professor da URCA, Francisco Lima Junior, foi um dos primeiros a mencionar a data. Em suas redes sociais ele destacar que o espaço se configura como um "rico patrimônio paleontológico de raridade e grande diversidade" e que agora esta "justaposto à missão da grandiosa Universidade Regional do Cariri de promover cientificamente o seu território de atuação".

Lima Junior lembrou do legado do professor, ex-reitor da URCA e ex-prefeito de Santana do Cariri, Plácido Cidade Nuvens:

Neste encontro o legado de um extraordinário intelectual, Prof. Plácido Cidade Nuvens, que arregimentou gerações para defender este patrimônio pela pesquisa e gestão acadêmica incessantes. Hoje esta ação ganha novas mãos e forças fortalecendo a história de um dos mais importantes museus da ciência brasileira, com o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE).

Na mesma linha, o professor do Departamento de História da Universidade, Darlan Reis Jr, mencionou que "o Plácido foi o verdadeiro intelectual orgânico, que entendia seu povo, seu lugar e as relações disso com o mundo".

O Museu durante a pandemia fechou as portas para visitantes, mas reabriu ano passado quando da passagem dos 33 anos.

Fundado por Plácido, ele decidiu repassar à Universidade a missão de administrar o espaço. O Museu acabou recebendo seu nome logo após o falecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!