Escritora lança livro que aborda ações afirmativas

 

O livro será lançado no próximo dia 20 de julho. (FOTO |Divulgação).

A advogada, mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Laura Astrolabio, lança, no próximo dia 20 de julho o livro “Vencer na vida como ideologia: meritocracia, heroísmo e ações afirmativas”, sua primeira obra autoral.

O evento de lançamento será na Kasa 123, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, e contará com as presenças da escritora e jornalista Eliana Alves Cruz e do juiz e escritor Rubens Casara como debatedores , com mediação da jornalista e atriz Lica Oliveira , além de canja musical com Jander Magalhães.

"O livro tem o intuito de desmistificar as nuances presentes no sistema de privilégios por produção de crenças e suas estratégias retóricas. Ele oferece o caminho para uma reflexão fundamental acerca do par romântico meritocracia-heroísmo que vem iludindo parte considerável da sociedade brasileira”, explica a autora.

A obra conta, ainda, com um capítulo sobre as cotas de gênero nas candidaturas, apontando a importância da interseccionalidade para a criação de políticas públicas de combate à sub-representação de mulheres na política, uma forma de tornar a democracia mais legítima, participativa, mais forte.

O livro tem apresentação do professor e juiz de direito Rubens Casara. A quarta capa é da professora e filósofa Márcia Tiburi, que nos convida à leitura dizendo que “‘vencer na vida’ é um imperativo ideológico que oculta contradições sociais nefastas. Na obra, a autora percorre, ao longo de sete capítulos, a gêneses do conceito de ações afirmativas e sua aplicabilidade em diversas instâncias no Brasil, bem como defende que as oportunidades de formação e acesso aos postos de trabalho são atravessadas pelas desigualdades sociais históricas promovidas pelo capitalismo e pela escravidão”, afirma.

____________

Com informações do Notícia Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!