![]() |
| Dinho Juma, de Moçambique. (FOTO | Reprodução | Instagram). |
Por Nicolau Neto, editor
Neste domingo, 09, o africano Dinho Juma, gravou vídeo parabenizando a Escola de Ensino Fundamental Padre Cristiano Coelho, do município de Nova Olinda, na região do cariri cearense, pelo desenvolvimento do projeto “Raízes da Ancestralidade.”
O jovem Dinho Juma que em suas redes sociais se apresenta como “criador de conteúdo digital", é de Mocambique, um dos seis países que integram o PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, tendo o idioma português como oficial devido ao processo criminoso da colonização.
Segundo Dinho, o projeto “envolve a direção da escola, os professores e os alunos e lá eles fazem uma série de atividades, como canto, dança e alguns jogos de origem africana, assim como de origem indígena que é pra recordar ou reviver as culturas do povo ancestral brasileiro…”, disse. “E eu sendo africano me sinto lisonjeado, orgulhoso por saber que existe as outras pessoas, principalmente em um país bem distante do continente africano que se importa com a nossa cultura”, complementa.
Mais sobre o projeto
![]() |
| Professor Nicolau Neto (com camisa do Ensinafro e de boina) junto a estudantes e professoras (es) da EEF Padre Cristiano Coelho. (FOTO | Reprodução). |
Uma das primeiras ações do projeto “Raízes da Ancestralidade” foi uma roda de conversa desenvolvida pelo professor de História da Rede Estadual de Ensino que leciona na EEMTI Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda, junto a um grupo de estudantes do 8º e 9º ano. Na oportunidade, o professor Nicolau Neto trabalhou a temática “O Brasil do ponto de vista das narrativas Afropindorâmicas.” Este termo “afropindorâmico” foi cunhado pelo escritor e líder indígenas Antônio Bispo dos Santos, conhecido popularmente por Nego Bispo, e visa trazer para a centralidade pedagógica a proposta de se contrapor aquilo que é colonial, valorizando suas histórias, culturas e cosmovisões da ancentralidade.
Em contato com redação do blog, a professora Janaina Rodrigues afirmou que esta muito feliz pelo reconhecimento da ação. “Nosso projeto ultrapassando fronteiras”, disse.
Clique aqui e confira o vídeo de Dinho Juma.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!