Grêmio Estudantil da Escola de Tempo Integral Menezes Pimentel de Potengi é empossado

 

Grêmio Estudantil da Escola de Tempo Integral Menezes Pimentel. (FOTO | Prof. Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

Na última quinta-feira, 30 de junho, o Grêmio Estudantil “Todos Temos Voz” da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Menezes Pimentel, do município de Potengi, foi empossado. O evento ocorreu concomitantemente a reunião de pais, mães e, ou, responsáveis.

A chapa “Todos Temos Voz” composta por integrantes do primeiro ano A foi eleita em disputa com estudantes do primeiro ano C e do segundo ano A e, ainda no mês passado participaram do III Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis em Fortaleza. No ensejo, a temática que norteou as discussões foi “Juventudes e participação democrática – inspirando, engajando e agindo no cotidiano escolar.”

Durante a posse, o presidente José Carlos destacou as ações já realizadas pelo coletivo com jogos interclasses a partir de várias modalidade esportivas, ao passo que parabenizou o diretor de esportes, Athirson e saldou todos os companheiros e companheiras da gestão 2022/2023.

José Carlos, presidente do Grêmio. (FOTO | Prof. Nicolau Neto)

Carlos ainda durante a fase de campanha destacou as propostas, tendo como bandeira de luta a efetivação em todos os componentes curriculares durante todo o ano letivo da História e Cultura Africana e Afro-brasileira e da História e Cultura Indígena. Carlos também defende a inclusão dessas temáticas no Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP).

A diretora Graciela Rodrigues destacou o empenho de todos do Grêmio e os parabenizou pela autonomia na realização do evento que antecedeu a posse. Para ela, o coletivo contribuirá para fortalecer a democracia escolar.

Em 2015 escrevi um artigo para o Blog onde destaquei o papel do Grêmio Estudantil na escola e a força que suas atuações provocam positivamente nesta e fora desta.

É sabido que as representações dos estudantes compõem uma das mais duradouras tradições da juventude consciente de seus direitos e deveres. No Brasil, junto com o surgimento dos grandes estabelecimentos de ensino secundário, nasceram também os Grêmios Estudantis, que cumpriram e devem cumprir sempre um importante papel na formação e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo da juventude, organizando debates sobre os mais diversos assuntos, apresentações teatrais, festivais de música, torneios esportivos e outras festividades.

Note-se, outrossim, que as ações desenvolvidas pelos Grêmios representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política. Dessa feita, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.

Desejo muita ousadia, perseverança e espírito crítico e de coletividade a todos/as.

Integrantes do Grêmio Estudantil:

José Carlos;

Iasmyn Nunes;

Murilo Alves;

Mayra Dandara;

Kaio Wisley;

Anna Lis Brilhante

Athyrson Ferreira;

Karen Reinaldo;

Ryan Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!