Estudante de Santana do Cariri ganha medalha de prata e vai disputar Copa do Mundo de Física na Geórgia

 

A jovem Letícia Vieira (ao centro) vai representar o Ceará em olimpíada de física na Geórgia. (Foto/ Divulgação).


A jovem Letícia Vieira, de 18 anos, estudante do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Juazeiro do Norte, vai representar o Brasil na Copa do Mundo de Física, na Geórgia, entre os dias 7 e 14 de julho. Ela e mais três amigos disputaram o torneio, mas apenas um deles podia ser escolhido para viajar ao país europeu e competir na disputa. O grupo recebeu medalha de prata da seleção nacional

O torneio vai acontecer na língua inglesa e Letícia foi escolhida por ter o melhor domínio do idioma. "Eu sei bem que é uma responsabilidade bem grande representar o Brasil, representar a região do Ceará, mas a gente está trabalhando em equipe, a gente está trabalhando juntos. Eu sou só a representante, mas existe uma equipe inteira por trás e a gente está confiante que vai conseguir um bom resultado, sim", disse Letícia.

Este é o melhor resultado de uma escola pública cearense na competição. A equipe “Se um Feynman der match, não o Descartes”, que também foi premiada na categoria melhor nome de equipe, é composta pelos estudantes Marcos Vinícius Olegário, Letícia Vieira, Emanuel Oliveira e Luiza Vieira, orientados pelos professores Maurício Almeida e Rodrigo Queiros de Almeida.

Eles fazem parte do grupo de alunos que integram o projeto Comitê Olímpico Institucional (COI) do campus Juazeiro, que prepara estudantes para participação em olimpíadas do conhecimento.

'Conseguimos resistir'

"Tiveram vários momentos em que a gente pensou em desistir, porque são problemas de alto nível, que exigiram muitos estudos, muito tempo, muitas noites sem dormir estudando para isso e treinando as representações. Mas por conta de todo um trabalho conjunto, do auxílio dos professores, a gente conseguiu resistir e chegar até o fim, e fazer nossas representações e alcançar um bom resultado", disse Marcos Vinícius Olegário, integrante do grupo.

A competição é dividida em três fases. No primeiro momento, as equipes de todo o Brasil enviam a solução dos problemas que foram elaborados pelo comitê central. As questões são resolvidas no laboratório do IFCE e enviadas ao comitê. Assim, os melhores projetos do país são selecionados para disputar a segunda fase, que acontece em São Paulo. Desta vez, por causa da pandemia, a etapa foi realizada de forma remota. Cada uma das cinco melhores equipes do IYPT Brasil tem um membro como candidato ao Time Nacional.

O IYPT Brasil é uma competição científica para estudantes do Ensino Médio, a partir da qual é selecionada a equipe brasileira no IYPT, popularmente conhecido como "Copa do Mundo de Física". A nova etapa da competição se dará com a realização do 34º IYPT, em Kutaisi – Geórgia, com participação do IFCE na equipe brasileira.

___________

Com informações do G1 CE.

Um comentário:

  1. Emocionada com a conquista de minha ex -sempre aluna. Muito orgulhosa!!!

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!