Estudante altaneirense conquista 2º lugar em torneio regional de xadrez

 

Projeto Xadrez nas Escolas de Altaneira. (FOTO | Divulgação).

Por Nicolau Neto, editor

A ideia de implantar o xadrez em atividades extracurriculares nas escolas da rede municipal de Altaneira, no cariri, não é nova. O projeto começou a ser gestado ainda em 2014 e partiu de um grupo de universitários liderados por Cláudio Gonçalves.

Naquela oportunidade, Cláudio falou ao Blog com muito entusiasmo. “Queremos aguçar a capacidade de raciocínio lógico do corpo discente aliado à noção de ética e cidadania”, disse. “Para tanto”, complementou, “necessitamos de parceria das instituições e dos órgãos governamentais não só em abraçar a causa, mas principalmente em contribuir para a compra dos tabuleiros”. 

Outra finalidade do projeto era utilizar o jogo de xadrez como mais alternativa pedagógica visando contribuir para um melhor aproveitamento nas disciplinas de matemática e formação humana. 

O projeto foi abraçado pela Secretaria de Educação, inclusive já houve campeonatos dentro das escolas e hoje já colhe resultados satisfatórios, fazendo com que o município seja destaque regional em competições. 

Alexandre Venâncio. (FOTO/ Divulgação).

Recentemente, o estudante Alexandre Venâncio, trouxe no peito a medalha de prata ao conquistar o 2° lugar em torneiro da Rede Federal de Educação, do Campus Juazeiro do Norte. Alexandre obteve 28 pontos, 3,5 a menos do que ficou na primeira posição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!