GRUNEC questiona URCA sobre suposta ausência de controle administrativo no sistema de cotas do vestibular

 

URCA debateu em 2017 a implantação do sistema e cotas. (FOTO/ Arquivo do blog).

O Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC protocolou no último dia 18 de maio, no gabinete do Reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA, pedido de informações acerca das medidas efetivamente adotadas por parte da Universidade para o controle do acesso dos aprovados às vagas disponibilizadas nos vestibulares e seleções dentro do Sistema de Cota, principalmente àquelas destinadas à população negra, parda, quilombola e indígena.

Diante de relatos informais de que nunca existiu controle efetivo sobre a verificação dos critérios condicionantes para acesso às referidas o GRUNEC resolveu formalizar consulta à Universidade para sanar as dúvidas, bem como estimular a adoção de medidas reais e urgentes para o bom funcionamento da política pública de Cotas.

O GRUNEC entende que o controle do acesso às Cotas para Negros e Pardos deve ser executado mediante efetivo funcionamento de Comissão de Heteroidentificação, de forma presencial e também online (em tempos de pandemia), conforme experiência já consolidada em diversas universidades brasileiras tais como UNICAMP, UFG, IFRS, UFJF, entre tantas outras.

O Grupo exercendo seu papel de sociedade civil no controle de políticas públicas solicitou as informações à reitoria e agora aguarda o posicionamento institucional com a intenção que eventual ausência de controle seja solucionada o mais rápido possível e de forma exemplar para a sociedade caririense.

A URCA responderá ao movimento negro? Eis a questão.

Abaixo o ofício do GRUNEC endereçado a URCA

________________

Texto encaminhado a reação do blog pela direção do GRUNEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!