Crato: Escola histórica completa 58 anos de fundação e apresenta redução da evasão escolar

Ontem, dia 27 de maio, fez 58 anos da criação do Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti.

O Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti, criada em 1963, um ano antes do golpe que levou o país à 21 anos de Ditadura Militar. Portanto, há 58 anos, o Colégio vem desenvolvendo suas atividades e tendo um papel central para a rede de ensino do Crato, tendo em vista a sua localização, situada no Território Criativo do Gesso entre os bairros São Miguel, Pinto Madeira, Palmeiral Santa Luzia e Centro, área central da cidade. A escola tem se destacado com a redução da evasão escolar, tendo como referência o período de 2017 - 2020.   

Nos últimos quatro anos o Colégio teve uma redução na evasão escolar e cresceu sua participação e proficiência nas avaliações internas e externas. Atualmente a escola conta com 678 estudantes matriculados, divididos no Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos EJA IV e um corpo docente constituído de 34 professores. 

Para a diretora Tânia Santana, que estudou no Colégio,  no “Jardim da Infância” e onde conclui o “2º Grau”, destaca que a escola é uma referência para a memória afetiva e educacional de várias gerações. Tânia reconhece as dificuldades deste momento pandêmico para o ensino no país e avalia que está sendo construída uma rede de solidariedade interna para que seja reduzido os  impactos no processo de aprendizagem. Ela enfatiza que o Colégio tem recebido uma demanda significativa de estudantes de várias localidades, inclusive, oriundos da rede particular, e que a equipe escolar tem conseguido obter êxitos, no sentido de manter o aluno no ensino remoto e cita o empenho, através da plataforma “Busca Ativa Escolar - Fora da Escola não Pode”. “Estamos visitando e fazendo ligações para as famílias para manter o estudante na escola e com rendimento na aprendizagem”, diz a diretora.      

O Colégio já teve do antigo “Jardim da Infância” ao “2º  Grau”, o que se refere hoje a Educação Infantil e Ensino Médio. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB , cabe aos municípios a responsabilidade de arcar com os investimentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O Colégio Municipal Pedro Felício funciona com suas atividades nos turnos manhã e tarde. 

A diretora destaca que o Projeto Político-Pedagógico da Escola tem a  finalidade de  favorecer as condições para a formação integral do aluno e enfatiza que é preciso ter como princípios a liberdade e as ideais de solidariedade humana, visando favorecer uma aprendizagem eficiente para refletir e interferir na realidade socioeconômica do país.

______________

Texto encaminhado ao Blog por Alexandre Lucas, Colunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!