Petição pública propõe substituição da estátua de Borba Gato por uma de Tereza de Benguela

(FOTO/ Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

Um abaixo-assinado organizado pela vereadora Luana (PSOL-SP) propõe a substituição da estátua de Borba Gato que foi queimada durante a manifestação pelo "Fora Bolsonaro" no último dia 24 de julho, em São Paulo, por uma da líder quilombola Tereza de Benguela.

Na descrição do documento, há a justificativa de que a estátua do colono, bandeirante e escravagista é uma homenagem absurda e desde então os “movimentos sociais, negros e indígenas, à técnicos de preservação do patrimônio, juristas, historiadores e outros profissionais defendem que a história deve ser contada como ela realmente foi, e não com homenagens em praça pública aos algozes do povo brasileiro” e que por isso a defesa da substituição se faz necessária.

Rainha Tereza foi uma mulher negra escravizada que se tornou líder quilombola. No século XVIII, enfrentou os genocidas e escravocratas para acolher e defender negros e indígenas perseguidos e escravizados, até ser morta pelo Exército Colonial em 1770. O Quilombo do Piolho (também conhecido como Quariterê), abrigava mais de 100 pessoas, sendo este apenas uma das diversas experiências de resistência afro-indígena do nosso país”, diz o abaixo-assinado. “Tereza de Benguela ficou eternizada como símbolo da força das mulheres deste território, relembrada nacional e internacionalmente no dia 25 de julho, dia das mulheres negras, latinas e caribenhas”, complementa.

Na petição que está disponível para assinatura (clique aqui para assinar), tem ainda a defesa do debate que é “falar da vida do povo trabalhador que construiu esse país nas costas e não aceitar mais que os assassinos do nosso povo sejam homenageados em praça pública.”

Saiba mais sobre Borba Gato clicando aqui.

4 comentários:

  1. De forma alguma, negros são "estrangeiros" do Brasil, trazidos apenas para trabalho. Permanecendo no país posteriormente, com a proibição da escravidão.

    ResponderExcluir
  2. Boba Gato representa muito melhor o estado de São Paulo e o Brasil como um todo.

    ResponderExcluir
  3. Nunca! Jamais! Sou contra qualquer movimento que queira trocar ou remover monumentos que representam a nossa história! Vocês que coloquem o que quiserem em outro lugar! Meu estado não tem espaço para esse tipo de gente que quer apagar a cultura local!!! Meu estado não irá se tornar como o sul dos EUA que agora sofre nas mãos de organizações ridículas de esquerda que visam a remoção das estátuas em memórias aos heróis da confederação!!!

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!