Simone Biles não irá disputar final geral para priorizar saúde mental

 

(FOTO/ Reprodução).

A ginasta americana Simone Biles não disputará a final do individual geral da ginástica nesta quinta-feira (29). A atleta que não foi bem na competição por grupo e foi substituída após falha no salto sobre o cavalo, confirmou a desistência da disputa para priorizar sua saúde mental.

Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira (27), a Associação de Ginástica dos Estados Unidos informou que, após avaliação médica, a atleta optou por não competir na final do individual geral e priorizar o bem estar mental. “Simone continuará a ser avaliada diariamente para determinar se participará ou não na próxima semana das finais de eventos individuais. Jade Carey, que teve a nona maior pontuação nas qualificações, participará em seu lugar no geral. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos” concluiu a instituição.

Simone, que é campeã mundial e olímpica desde a olimpíada do Rio 2016, era a grande favorita para o ouro novamente. Um dia antes da final por grupo, em seu Instagram, Biles postou que disputar a Olimpíada não é brincadeira e às vezes sente como se estivesse “carregando o peso do mundo nas costas”. Apesar de não disputar a final na quinta-feira, a ginasta pode competir pelos aparelhos individuais.

Assim como Simone Biles, a tenista Naomi Osaka também não disputou uma competição para se concentrar na saúde mental. No Brasil, em 2019, foi divulgado a cartilha Óbitos por Suicídio entre Adolescentes e Jovens Negros. Nela, consta que, 45% dos suicídios, foram de negros com faixa etária entre 10 a 29 anos.

Com a saída da competição do individual geral da atleta americana, as ginastas brasileiras Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, aumentam as chances na disputa por medalhas. Nas classificatórias para a final do solo, Rebeca ficou com a segunda maior nota do aparelho, atrás apenas da Simone, e também na classificação final esteve em segundo lugar e Biles liderando. Com isso, Rebeca Andrade se torna a favorita para ganhar a medalha de ouro no individual geral. Sem a não confirmação de Simone Biles na final por aparelhos, Flávia Saraiva, tem maior chance de ganhar medalha na trave.
------------------------

Com informações do Notícia Preta.

Postar um comentário

0 Comentários