Divulgada programação do Seminário Nacional de Mulheres Pretas e seus Saberes Periféricos, Acadêmicos e Artísticos

 

(FOTO/ Reprodução).


Por Nicolau Neto, editor

A Rede de Professores Antirracistas promoverá entre os dias 19 e 25 de julho o Seminário Nacional de Mulheres Pretas e seus Saberes Periféricos, Acadêmicos e Artísticos. O evento que ocorrerá no Canal da Rede no YouTube é totalmente gratuito.

Segundo Lavini Castro, idealizadora da Rede, e Marina Gino, do CEAP, o seminário é uma homenagem ao Julho das Pretas, que o reconhece como sendo “uma construção do 25 de julho que tornou a data em Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha enquanto fruto de um movimento secular, do ativismo de nós, mulheres negras, traçado na luta contra as opressões”. 

O evento será estruturado a partir de rodas de conversas virtuais com Mulheres Pretas produtoras e disseminadoras de saberes periféricos, acadêmicos, artísticos, dentre outros. Lavini destaca que são essas mesmas mulheres que cotidianamente “em seus espaços de trabalho, pesquisa e luta auxiliam a transformar a sociedade num lugar mais democrático, inclusivo e humano” e parafraseando a filósofa, escritora e ativista estadunidense Angela Davis frisou “quando uma mulher preta se movimenta toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.”

Para fazer a inscrição clique aqui.

Clique aqui e conheça o Canal da Rede no YouTube

O Seminário irá ao ar remotamente a partir das 19h00. Abaixo a programação:

19 DE JULHO

MESA DE ABERTURA

19:00

Profª. Doutoranda Mariana Gino- CEAP

Profª. Mestra Lavini Castro- Rede de Professores Antirracistas

Graduanda Yamim Lobo Ivanir dos Santos-UERJ/Campos São Gonçalo

Graduanda Ana Gabielle – UFRJ

19 DE JULHO

QUEM TEM MEDO DE MULHER PRETA?

19:00

Giovana de Carvalho Castro- Professora, Doutoranda em História (UFJF), Co-articuladora do Centro Virtual da memória Negra (LABHOI/UFJF). Integrante do Coletivo Cabeça de Nêga.

Selmara de Castro Balbino- filha da Maria Lucia, Sergio Luiz o Sapateiro, moradora do bairro Santa Cândida, militante do movimento negro, mestranda em Serviço Social pela UFJF e integrante da coordenação geral do curso preparatório para PISM e ENEM Luísa Mahin e fundadora do coletivo unidos Por Santa Cândida.

Aline Nascimento Consultora de Diversidade e Inclusão. Mestre em Relações Étnico Raciais. Professora de História.

​Mediadora: Ana Gabriella de Lima - Graduanda de Licenciatura em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora da escravidão em uma perspectiva afro-religiosa.

20 DE JULHO 

QUEM TEM MEDO DE MULHER PRETA NA EDUCAÇÃO

19:00

Profª. Doutora Helena Theodoro- Coordenadora do LUPA/LHER/UFRJ

Profª. Doutora Iamara Viana- Professora Historiadora

Profª. Mestra Lavini Castro- Rede de Professores Antirracistas

Luane Bento dos Santos- Doutoranda em Ciências Sociais na PUC-RIO. Mestra em Relações Étnico-raciais/CEFET-RJ. Docente de Sociologia na Educação Básica. Iyawo de Iemanjá no Ilê Axé Ialodê Oxum Karé Ade Omi Arô

Mediadora: Yamim Lobo Ivanir dos Santos- Graduanda em Pedagogia UERJ/FFP. Pesquisadora das Desigualdades sociais e Desigualdades escolares com foco nas Unidades Socioeducativas.

21 DE JULHO 

QUEM TEM MEDO DE MULHER PRETA NA SAÚDE?

19:00

Naiara Santos e Silva- Psicóloga (FMS), Analista em Formação (Col. Di Jeje), Formação em Psicologia e Relações Raciais (Instituto Amma Psique e Negritude), Especializanda Relações de Gênero e Sexualidade (UFJF)

Luciana Alleluia- Enfermeira, especialista em saúde mental; doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde/ UFF; Mestre em Ensino na Saude; Coordenação da Saúde do Trabalhador Fiocruz - CE; membro dos núcleos de pesquisa: NERI(UFC) NUPPSAM(UFRJ), COLETIVO NEGRO FIOCRUZ, NUPECCSE(UFF)

Domênica Rodrigues - Professora, negra, feminista pelo auto Cuidado, integrante da coletiva CAIANA e dos GTs de Ancestralidade, Comunicação e cultura e Mulheres da ABA- AGROECOLOGIA, pesquisadora pelo núcleo JUREMA UFRPE. Educadora Griô em formação e mestra em Administração Escolar.

Thatiane- (AGUARANDO A MINI Bio )

Mediadora: Denise Nascimento é integrante do grupo de artes cênicas e políticas As Ruiths, Integrante do Coletivo Cabeça de Nêga. Mestranda em História pela UFJF e especialista em História da África e Literatura e Cultura afro-brasileira ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

22 DE JULHO 

QUEM TEM MEDO DE MULHER PRETA NO MERCADO DE TRABALHO?

19:00

Heloise Costa - Palestrante l ESG l Diversidade & Inclusão l Internal Consultant D&I at Nubank.

Waleska Miguel Batista- Doutoranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestra em Sustentabilidade e Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Integrante do Grupo de Pesquisa Estado e Direito no pensamento social brasileiro, vinculado ao Mackenzie. Advogada e Professora.

Anna Karla da Silva Pereira - Mestranda no Programa de Pós Graduação em História na Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Gestão Pública. Integrante do grupo de pesquisa Estudos transdisciplinares em história social: Relações de Poder, política e instituições, organizou livro e tem artigos publicados nas temáticas movimentos sociais, relações de poder, cultura afro-brasileira e memória. Articuladora social, co-fundadora e membro da Executiva Nacional do Frente Favela Brasil e integrante do Conselho Nacional do Pacto pela democracia.

 Monica Francisco- Deputada Estadual pelo Psol, Presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social na Alerj e Vice-Presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional. Mônica também integra a CPI de Intolerância Religiosa.

Mediadora: Stephane Ramos - graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestra em História Comparada pela mesma universidade (PPGHC-UFRJ) e Doutoranda em História Social pela Universidade de Brasília (PPGHIS-UnB). Atua como educadora popular e suas pesquisas envolvem os temas da História do Pós-Abolição no Brasil e História da Educação.

23 DE JULHO 

QUEM TEM MEDO DE MULHER PRETA NA RELIGIÃO?

19:00

Yalorixa Márcia Marçal

Carolina Rocha é Dandara Suburbana e vice-e-versa. É mulher preta, de Xangô, militante antirracismo e educadora. Também historiadora e socióloga. Doutoranda no IESP/UERJ, pesquisadora das violências sofridas pelas espiritualidades de matriz africana há mais de dez anos. Autora do livro “O Sabá do Sertão: feiticeiras, demônios e jesuítas no Piauí colonial” (Paco Editorial, 2015), que analisa a perseguição às mulheres negras acusadas de bruxaria no Brasil colonial. Também co-autora dos livros “Lâmina” (Arte Sabali, 2018) e “Inovação Ancestral de Mulheres Negras: táticas e políticas do cotidiano" (Oralituras, 2019) e Cadernos Negros volume 43 (Quilombhoje, 2021). Idealizadora do projeto Ataré Palavra Terapia, que trabalha com escrita criativa, literatura negra e autocuidado.

Andressa Oliveira- Integrante do Movimento Negro Evangélico

Mediadora: Mariana Gino- Coordenadora Pedagógica no Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).  Secrétariat Général du Centre Joseph Ki-Zerbo pour l'Afrique et la Diaspora (CIJKAD). Doutoranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em História Comprada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós- Graduada em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012), bacharela em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/ PUC-MINAS (2011), bacharela em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Coordenadora do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER/UFRJ) e da Coordenadoria de Experiências Religiosas Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR/LHER/UFRJ). Atua nos seguintes grupos de pesquisa “Modernidade, Religião e Ecologia” vinculada a (PUC-MINAS),"Grupo de estudos Áfrikas" (UFJF). É pesquisadora Associada na Associação Brasileiras de Pesquisadores Negros (ABPN). Professora do Curso de Direito na Universidade Cândido Mendes(RJ). Integrante do grupo de artes cênicas e políticas As Ruiths.

24 DE JULHO 

QUEM TEM MEDO DE MULHER PRETA NA CULTURA?

19:00

Maria Luiza Igino Evaristo- Filha da Nininha, adora bichos e esportes, graduada em História, especialista, mestre e doutora em Ciência da Religião, professora e, atualmente assessora na Funalfa/JF.

Margarete Machado (Aguardando as informações)

Prof.ª Dra Ana Lúcia Professora da Graduação UEM. Mestrado em História. Doutora em Educação. 

Doutoranda em História - Departamento de História - UEM 

Mediação: Lavini Castro. Educadora Antirracista. Mestre em Relações Étnico Raciais pelo PPRE/CEFET-RJ. Historiadora UFRJ. Criadora e Mentora da Rede de Professores Antirracistas. Pesquisadora de LHER/UFRJ e Membro da Coordenadoria ERARIR. Ganhadora do Prêmio Sim À Igualdade Racial do ID_BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!