3º Fórum Mulher Negra e Poder no NE discute estratégias políticas para 2022

(FOTO/ Divulgação).

Com pouco mais de um ano para as próximas eleições, lideranças negras já articulam estratégias para mais justiça e menos desigualdades na ocupação de espaços de poder. Pensando nisso, o 3º Fórum Mulher Negra e Poder do Nordeste reunirá ativistas mulheres que desejam, em 2022, ver mais mulheres pretas pensando e construindo políticas públicas. O início da programação, com duração de dois dias, está marcado para esta quinta-feira (15). 

Como programação, o evento promoverá rodas de debate sobre experiências, aprendizados e estratégias efetivas para os próximos passos dentro do campo político com objetivo comum de diminuição da disparidade de gênero atendendo interseccionalidades. 

O convite oficial, feito nas redes sociais, contou com a participação da Deputada Federal Benedita da Silva (PT/RJ), que falou da importância da participação das mulheres na continuidade da resistência pelos seus direitos.

Vocês são mulheres guerreiras, que sabem fazer os seus direitos e a diferença, pois, assim como aquelas mulheres negras que no passado lideraram revoltas nos quilombos, ajudaram a preservar a ancestralidade e a cultura do povo negro. Hoje, nós todas continuamos esse legado, fazendo diferentes frentes de luta e resistência. Estamos juntas pela inclusão das mulheres negras nas esferas político-partidárias”, declarou a parlamentar.

Valdecir Nascimento, da Articulação Nacional de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Ingrid Farias, do Enegrecer a Política e Mônica Oliveira, representando a Coalizão Negra por Direitos abrirão o evento no painel  "Análise de Conjuntura dos desafios e estratégias que deram certo nas eleições 2020". O evento segue com mesa dividida em duas partes. O segundo painel contará com a presença das deputadas Vivi Reis (PSOL-PA), Robeyoncé Lima (PSOL-PE) e Leninha (PT-MG), todas na mesa “Aprendizados das Eleitas”, marcada para às 14h. A mesma temática será abordada pelas vereadoras Elenizia da Mata (PT-GO), Carolina Iara (PSOL-SP) e Benny Briolly (PSOL-Niterói). 

A cantora do Distrito Federal, Talíz, a rapper pernambucana Bione e a artista paraibana Bixarte também integram o evento enquanto representantes da nova cena artivista.  

Totalmente virtual, a ação está com inscrições abertas e podem ser feitas gratuitamente através do link. Horários de cada painel  e mais detalhes podem ser vistos através da página da Oxfam Brasil.

___________

Com informações da Alma Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!