Professor Henrique Cunha ministrará palestra em Crato sobre territórios negros e currículos da educação

 

Henrique Cunha. (FOTO/ Danny Abensur).

Por José Nicolau, editor

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER) da Universidade Regional do Cariri (URCA) divulgou na tarde deste sábado, 30, em suas redes sociais que o professor Henrique Cunha Junior da Universidade Federal do Ceará-UFC estará em Crato para ministrar palestra.

A palestra terá como tema “Territórios negros, bairros negros e os currículos da educação brasileira” e ocorrerá na próxima terça-feira (03) a partir da 19h00 no Geopark Araripe.

Para Henique Cunha, “territórios negros e bairros negros são lugares de pertencimento cultural, social, político e econômico, são lugares de formação das identidades negras. Nesses territórios foram criados se processaram artefatos da cultura negra”. Em que pese ao currículo, ele destaca que um “currículo necessário para as populações negras é um currículo produzido pela reunião dos nossos patrimônios culturais, daqueles que produzem a nossa identidade individual e coletiva e dos marcadores das produções da nossa vulnerabilidade social, dos meios de dominação que são impostos e das formas de redução e combate a ação deles”. (ver aqui).

O evento promovido pelo Negrer tem como parcerias o mestrado profissional em educação-URCA, o mestrado profissional em ensino de história-URCA a partir do edital “Educar para Igualdade Racial na Educação Básica do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT.

Henrique Cunha Júnior possui mestrado em Dea de Historia - Université de Nancy- França (1981) e Doutorado Em Engenharia Elétrica pelo Instituto Politécnico de Lorraine (1983) e orienta doutoramentos e mestrados em educação com temas relacionados a história e cultura africana, espaço urbano, bairros negros.

Postar um comentário

0 Comentários