Conheça o povo Yanomami  

Povo Yanomami em cena no documentário "A última floresta", de Luiz Bolognezi. (FOTO/ Pedro J Marquez/Divulgação).

O músico mineiro Milton Nascimento escolheu o nome de um grupo indígena do norte brasileiro para uma de suas canções: Yanomami e Nós dá título à música. A população sobre a qual o artista se refere vive lá na floresta amazônica e se divide entre o Brasil e a Venezuela. Quer descobrir algumas curiosidades sobre o povo Yanomami? É só continuar com a gente!

Lar e família

Para quem vive em apartamentos localizados nas grandes cidades, é difícil imaginar um cenário em que várias famílias moram juntas. Mas esse jeito funciona muito bem com o povo Yanomami! Com formato de cone ou retangular, casas coletivas plurifamiliares abrigam essa população.

Para além da aldeia

O povo Yanomami tem a integridade de suas terras ameaçada pelo garimpo. Mas não foi sempre assim. O fenômeno é recente: até o fim do século 19, os Yanomami conheciam apenas seus vizinhos, também indígenas!

Do início ao fim

No Espaço do Conhecimento UFMG, são contadas muitas histórias sobre o surgimento do mundo e da humanidade. Muitas mesmo! Afinal, cada povo tem a sua. Com os Yanomami, não é diferente. Eles explicam sua origem e morte por meio de narrativas em que figuram divindades como Omama e Yoasi.

Legal descobrir tantas coisas sobre o povo Yanomami, né? Mas olha só: para conhecer a fundo as histórias desse povo, só mesmo atentando para o que eles têm a dizer! Por isso, o Espaço do Conhecimento UFMG lança, no dia 03 de dezembro, a exposição Mundos Indígenas, que tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e BDMG Cultural e conta com uma curadoria indígena, onde o protagonismo é de quem realmente entende do assunto.

__________

Com informações da UFMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!