Jogo digital criado na periferia de Fortaleza explora universo de personalidades negras e de povos indígenas

 

Jogo digital criado na periferia de Fortaleza explora universo de personalidades negras e de povos indígenas. (FOTO/ Reprodução/ O Povo).

Um jogo digital criado na periferia de Fortaleza explora universo de personalidades negras e de povos indígenas. O lançamento ocorreu na quarta-feira, 13 de janeiro, às 15h30min, em uma ação na Página do Facebook do Livro Livre Curió. A ação teve a participação de PH Ferreira, Cícera Barbosa e Talles Azigon. O jogo da memória, chamado VISADXS, tem criação do designer Daniel Firmino e da Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió.

O intuito é em ampliar a discussão sobre a representatividade negra entre crianças e jovens. Aprovado na Lei Aldir Blanc por meio do Edital de Fomento a Artistas, Agentes Culturais e Profissionais da Cadeia Produtiva da Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o jogo mostra personalidades negras e de povos indígenas como o cearense Dragão do Mar, a Palhaço Xamego — primeira palhaça mulher e negra do Brasil —, a Cantora Elza Soares, e a princesa guerreira Aqualtune.

O jogo conta com ilustrações produzidas por jovens artistas negros das comunidades de Fortaleza e estará disponível no site livrolivrecurio.com.br.

VISADXS surgiu da necessidade de construir uma representatividade positiva das pessoas para o público em torno da regional VI. Em formato de exposição on-line, a primeira edição contou com a representação de seis personalidades negras. Posteriormente, ganhou um acréscimo de mais seis personalidades negras e de povos indígenas e agora materializa-se em versão de jogo da memória em cartas, também em suporte on-line.

Mais do que um jogo, o VISADXS também será utilizado como material pedagógico em mediações de leituras nas escolas da rede pública de ensino, assim como para grupos de leituras, para jovens e adolescentes de bibliotecas comunitárias da cidade de Fortaleza.

VISADX tem ilustrações de Alexia Ferreira (@colagemnegra), Amanda Nunes (@crimespassionais), Daniel Firmino (@danielfirminx), Jéssica Aquino (@jecapedregulho), Jonata Teixeira (@chefejonata) e Vitória Helen (@arth3mis). O design é de Daniel Firmino, Daniel Vitoriano e Lia Godoy. A programação é de Daniel Vitoriano e Lia Godoy. E o roteiro é de Talles Azigon.

Serviço

Lançamento do jogo online VISADXS

Onde: livrolivrecurio.com.br

Contato: (85) 981543909

E-mail: l ivrolivrecurio@gmail.com

Redes sociais: Facebook: Livro Livre Curió – Biblioteca comunitária / Instagram: @livrolivrecurio

______________________________

Por Isabel Costa, originalmente no O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!