Carolina Maria de Jesus e Itamar Assumpção serão homenageados com estátuas

 

(FOTO/ Reprodução).

A prefeitura de São Paulo anunciou que homenageará cinco personalidades negras, que ganharão estátuas pelo município paulista. O anúncio ocorreu durante a Semana de Valorização do Patrimônio, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura para discutir o patrimônio histórico, semanas depois da estátua de Borba Gato ser queimada, na Zona Sul de São Paulo. Entre os nomes, estão a escritora Carolina Maria de Jesus, o cantor Itamar Assumpção, o músico Geraldo Filme, o atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva e a sambista Deolinda Madre.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, as personalidades possuem forte ligação com o município. As obras estão previstas para o próximo mês e serão entregues em até seis meses. De acordo com a prefeitura, os monumentos públicos serão instalados em locais onde as personalidades viveram e se destacaram na memória da cidade.

Carolina Maria de Jesus é uma das escritoras mais importantes do país e ficou conhecido por seu livro ‘Quarto de Despejo’, publicado em 1960. O livro foi traduzido em 16 idiomas e vendeu cerca de 3 milhões de exemplares desde sua publicação.

A estátua que representará a autora será instalada no Parque Linear de Parelheiros, onde Carolina viveu parte de sua história; atualmente, em sua homenagem, estão o Centro de Cidadania da Mulher e o Ponto de Leitura Carolina de Jesus.

Itamar Assumpção foi um cantor, compositor, instrumentista e produtor musical brasieiro, que teve destaque na cena alternativa e independente nas décadas de 1980 e 1990, em São Paulo. É um dos principais nomes da ‘Vanguarda Paulista’.

Estão sendo considerados pela prefeitura e familiares do artista, espaços como a Casa de Cultura da Penha, em que Itamar gravou a trilogia 'Bicho de 7 cabeças', em 1993, que conta com um estúdio em sua homenagem.

Geraldo Filme de Souza, ou apenas Geraldo Filme, foi um compositor, cantor e militante negro brasileiro. Também foi conhecido como 'Seu Geraldo', 'Geraldão da Barra Funda', 'Tio Gê', 'Corvão' e, na infância, como 'Negrinho das Marmitas'.

A estátua representando o sambista será instalada na Praça David Raw, na Barra Funda, próximo ao antigo Largo da Banana, muito frequentado por Geraldo e marca do samba paulistano.

O atleta Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro bicampeão olímpico do país, recordista mundial no salto triplo cinco vezes e primeiro a quebrar a barreira dos 16m no salto triplo. Foi vencedor nos jogos de Helsinque 1952 e Melbourne 1956.

A provável localização da estátua que representará o atleta será no Canteiro Central da Avenida Braz Leme (Casa Verde, Zona Norte), bairro onde o atleta morou e em que clubes de atletismo surgiram a partir do sucesso dele.

Deolinda Madre, conhecida como Madrinha Eunice, nasceu em Piracicaba e se mudou aos 4 anos para São Paulo, morando na Rua Tamandaré, na região central da cidade. A sambista e ativista negra fundou uma das primeiras escolas de samba de São Paulo, a Lavapés, na década de 1930, no bairro do Glicério, no Centro. A escola já foi sete vezes campeã do Grupo Especial entres os anos 1950 e 1960.

Segundo a Prefeitura, a estátua da sambista e ativista será instalada na Praça da Liberdade - sugerido pelos familiares e pelo pesquisador sobre o Samba, Tadeu Kaçula.

__________

Com informações do Alma Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!