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Em 2007, o ex-presidente Lula (PT), sancionou a lei que criou o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que é comemorado no dia 21 de janeiro. - (FOTO/ SPS / Sheyla da Justa). |
O
Brasil é um país multicultural e que abrange diversas crenças religiosas. Mesmo
com toda essa diversidade, a intolerância religiosa ainda está presente. Aos
poucos, a luta contra esse tipo de descriminação vai se fortalecendo. Em 2007,
por exemplo, o então presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT),
sancionou a lei que criou o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa,
que é comemorado no dia 21 de janeiro. A data presta uma homenagem à Ialorixá
Gildásia dos Santos, conhecida como mãe Gilda de Ogum, fundadora do Axé Abassá
de Ogum, em Itapuã (BA), que em 2000 foi atacada dentro do terreiro.
Mas a intolerância religiosa está ultrapassando o limite do preconceito em relação as diferentes religiões e está chegando até mesmo a gerar conflitos por diferenças de pensamentos dentro da própria religião como vimos no caso envolvendo o Padre Lino Allegri, aqui em Fortaleza que foi alvo de hostilização em suas homilias ao criticar a política de combate e prevenção à covid-19 do governo Bolsonaro. Em um desses episódios, padre foi criticado ao ler uma nota divulgada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na qual um trecho diz “A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB levanta sua voz neste momento, mais uma vez, para defender vidas ameaçadas, direitos desrespeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade. A sociedade democrática brasileira está atravessando um dos períodos mais desafiadores da sua história. A gravidade deste momento exige de todos coragem, sensatez e pronta correção de rumos”.
Em
entrevista ao Brasil de Fato, Padre Lino Allegri disse que esse tipo de atitude
tem a ver com o momento político-social que estamos vivendo no Brasil. “E
talvez isso ganhou mais força, infelizmente, a partir da eleição de Bolsonaro a
presidente, que se criou esse clima de antagonismo ferrenho, de ódio mesmo, que
se manifesta de maneira brutal e violenta no palavreado e também nas ações”.
Padre Lino afirma que “antes disso a gente fazia, realmente, na Igreja, menos
pregações, digamos assim. As diferentes concepções de igreja não chegaram nesse
ponto, digamos, violentos. Então isso é ligado mesmo ao momento político-social
que estamos nós vivendo no Brasil”.
Babalorixá
e professor, Baba Linconly é Doutor em Educação, professor na Unilab
(Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) e
pesquisador das manifestações culturais e religiosas africanas e
afro-brasileiras no terreiro e na escola explica que é importante que a gente
entenda e compreenda a diferença entre racismo religioso de intolerância
religiosa. “A intolerância vai ser um ato que vai ser desenvolvido, praticado
contra qualquer tipo de religião, mas a perspectiva das religiões de matrizes
africanas, dos terreiros, basicamente, é a afirmação dessas organizações como
um espaço político e de potencialização de vidas até então apenas subalternizadas
e não apenas religioso. Nós estamos falando de um pacto civilizatório, pois se
trata da estratégia de sobrevivência, luta e resistência de vários grupos
étnicos, então falamos de um grande projeto civilizatório que são os
terreiros”.
Governo Bolsonaro
No governo Bolsonaro, segundo Linconly, a mudança foi para pior. Se a hegemonia já imperava nas instituições como, por exemplo, espaços hospitalares, escolas e instituições públicas, apesar do estado e a constituição garantir que o estado e as instituições sejam laicos, não são. “É na escola que é rezado o Pai Nosso; é nesses espaços onde são feitos os cultos evangélicos; é nesse espaço onde vai ser chancelado toda a base hegemônica judaico-cristã, cristã, branca, heterossexual e binária. Então dentro dessa ideia, o estado brasileiro vai chancelar toda a perspectiva de fortalecimento dessa base, essa base que eu falo é a hegemônica que caminha com essa perspectiva e hoje nos coloca novamente em um local de subalternidade, novamente é um local e silenciamento de acorrentamento das nossas ações”.
Ele
explica que a Lei 10.639 vem justamente para tentar promover, através dos
espaços educacionais, uma ação de reparação. “Nós estamos falando de política
de ações afirmativas, só que o Estado, a partir do governo Bolsonaro, vai mais
uma vez nos colocar para debaixo do tapete, mais uma vez vai nos silenciar,
mais uma vez tentar colocar mordaça na nossa boca. E hoje, com o protagonismo
de vários atores sociais, nós estamos promovendo ações de enfrentamento”.
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Com informações do Brasil de Fato CE. Leia o texto completo aqui.
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