Escola de Ensino Médio Santa Tereza, em Altaneira, promove minicurso sobre Homofobia


Josyanne Gomes ministra minicurso sobre homofobia na Escola de Ensino
Médio Santa Tereza, em Altaneira. (FOTO/Valnice Oliveira).

Texto | Nicolau Neto

A disciplina de Sociologia, sob orientação do professor Vinicius Freire, tem trabalhado nesse terceiro período letivo o tema: Gêneros, Sexualidades e Identidades.


Segundo Vinícius, as discussões em sala começaram de maneira teórica e posteriormente trabalharam com textos e questões problemas, para gerar o debate sobre a referida temática.

O professor destaca que no início de agosto foram procurados por alguns Agentes Comunitários de Saúde do Município para que estes realizassem uma intervenção na escola com os alunos. “Essa intervenção surgiu a partir de um curso que os profissionais da saúde estão realizando sobre a temática de Gênero, Sexualidade e Saúde, através do Projeto Paulo Freire em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP-CE)”, disse. Dessa forma foi possível ser estabelecida uma parceria entre os ACS e a escola, através dele, para uma intervenção nas aulas de sociologia.

O professor menciona que na última terça-feira, 27/08, foi realizado um minicurso tendo como ministrantes a Mestre em Antropologia Social Josyanne Gomes com a temática Homofobia na Escola.

De acordo com Vinícius, o minicurso foi realizado nos turnos da manhã e tarde, tendo as duas turmas de terceiro ano como público-alvo e contando também com a participação da turma do segunda ano da manhã.

Em sua fala Josyanne discutiu sobre o conceito de homofobia, sobre a diferença entre gênero e sexualidade, assim como os gêneros existentes e como a homofobia pode acontecer em diversos ambientes, como escola, trabalho, em casa e na rua. Ela usou como suporte pedagógico slides exibindo notícias referentes à temática e distribuiu frases de cunho homofóbicos para os alunos proferidas por diferentes pessoas, famosas ou não, para a discussão.

Foi sem dúvidas um momento enriquecedor, que fomentou o debate entre nossos alunos, e nos fez refletir ainda mais sobre a temática e a importância de discutirmos sobre ela”, pontuou Vinícius.

Já Josyanne destacou que “foi uma experiência maravilhosa”. “Eu simplesmente aprendi muito”, complementou.

Josyanne Gomes é ex-aluna da escola, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora e colunista do Blog Negro Nicolau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!