Secretaria da Educação do Ceará lança livros de professores e 9ª edição da Revista DoCEntes


Secretaria da Educação do Ceará lança livros de professores e 9ª edição Revista
DoCEntes. (FOTO/Seduc Ce).

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta quinta-feira (22), as 10 produções literárias e acadêmicas produzidas por professores da rede estadual, selecionadas por meio de editais. Na ocasião, também foi apresentada a nona edição da Revista DoCEntes, publicação que prestigia trabalhos originais e inéditos de educadores, sob forma de artigos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos e resumos de teses e de dissertações. A solenidade de lançamento foi realizada no Centro de Eventos do Ceará, durante a XIII Bienal Internacional do Livro, e contou com a participação dos secretários executivos Rogers Mendes, Jussara Batista, Márcio Brito e Rita Colares.

Dos 10 livros lançados, cinco são de obras literárias e outros cinco são de obras acadêmicas. A iniciativa tem o objetivo de valorizar e estimular a produção escrita de educadores, ao dar ampla divulgação aos seus trabalhos, além de fortalecer o protagonismo docente na rede pública estadual de ensino.

O secretário executivo Rogers Mendes lembra que um total de 57 professores concorreu na última seleção para publicação de obras. “Tem muitos professores produzindo. Isso mostra o quanto de potencial a rede estadual do Ceará tem nas suas escolas de professores autores. E a nossa intenção não é apenas reconhecer o talento daqueles que já produzem, mas, acima de tudo, incentivar aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de escrever, que possam se desafiar também, pois vale muito a pena”, considera.

Roselene de Oliveira, professora da Escola de Ensino Médio (EEM) Raimundo Nonato Ribeiro, de Trairi, foi uma das contempladas na categoria de obras literárias. Ela revela que a vocação para a escrita veio por influência do pai. “Quando eu era criança, ele dizia: menina, vá escrever um livro, pois é melhor do que assistir novela. Eu soube fazer daquela orientação uma ordem, e com isso já escrevi três livros. Fico muito feliz em representar os professores do meu estado”, conta.

Ícaro Amorim Martins, do Caic Maria Alves Carioca, de Fortaleza, foi agraciado na categoria de obras acadêmicas. O educador louva as políticas de valorização do professor promovidas pela Seduc. “Foi um desafio grande escrever em linguagem acadêmica. Ser reconhecido pela Secretaria como sujeito pesquisador é extremamente válido. Sem a pesquisa não conseguiríamos progredir. Sou muito grato pela oportunidade”, enfatiza.

Em sua 9ª edição, a Revista DoCEntes também tem o objetivo de divulgar os textos científicos produzidos pelos professores, com foco na experiência que vivenciaram em sala de aula. A revista tem tiragens quadrimestrais, com publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e o acesso ao conhecimento, o intercâmbio de experiências, o fomento à pesquisa e a formação de uma comunidade científica que dialoga sobre a educação básica. Além da nona, também foram apresentadas ao público neste evento a oitava e a sétima edições.

O último número da revista DoCEntes faz um giro completo nas dimensões fundamentais do processo educacional: currículo, formação, processo ensino/aprendizagem, gestão, e avaliação.
_____________________________
Com informações da Seduc Ce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!