Maju Coutinho será nova apresentadora do Jornal Hoje


Maju Coutinho será a nova apresentadora do Jornal Hoje. (FOTO/Reprodução).

No dia 16 de fevereiro, a jornalista Maria Júlia Coutinho fez história ao se tornar a primeira mulher negra na bancada do Jornal Nacional, da TV Globo. Agora, chegou a hora de Maju conquistar novo território: a paulista vai comandar, sozinha, o Jornal Hoje, até então apresentado por Sandra Annenberg.


O Grupo Globo promoveu mudanças dentro do jornalismo, e quem deu início à reação em cadeia foi Sérgio Chapelin: o veterano, com mais de 50 anos de profissão, vai ficar um tempo afastado para se dedicar mais à família, e, com isso, Sandra Annenberg recebeu a missão de ficar à frente do Globo Repórter, função que dividirá com Glória Maria. Sendo assim, a partir de setembro, Maju será a nova cara do telejornalismo vespertino da Globo.

A jornalista fez sua estreia como apresentadora eventual do Jornal Hoje em 2017. Agora, ela se torna a terceira mulher negra a assumir a bancada do programa. Vale lembrar que Glória Maria e Zileide Silva também passaram pelo JH.

Para Nilma Lino Gomes, Ex-Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), “a presença da competente jornalista à frente desse telejornal é resultado de um processo histórico de denúncia do racismo realizado pelo Movimento Negro e de reivindicação da representatividade negra na mídia”. Já com relação à TV Globo, a professora que também foi a primeira mulher negra a coordenar uma universidade federal no país, foi taxativa – “Quanto a emissora... sem comentários”. O comentário da ex-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi feito ao compartilhar a matéria do site “Notícia Preta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!