Menina de 5 anos explica sustentabilidade e pede aos adultos: ‘Me ajude para que eu possa ser adulta também!’


Vídeo vem acompanhado de desenhos de crianças sobre a Amazônia, alertando
para a importância da preservação ambiental. (FOTO/Reprodução).

Eu não posso fazer muita coisa. Mas você que é adulto pode. Para que eu possa ser adulta também”. Assim a pequena Gigi, de 5 anos, explica seu temor com a devastação que está ocorrendo na Amazônia, que se agravou severamente desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que o desmatamento na floresta amazônica cresceu 278% em julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2018. Além disso, o total de área desmatada no último ano chegou a 6.833 quilômetros quadrados. Mais do que os três anos anteriores.

“Quando eu tiver sete anos, eu vou saber ler e escrever. (…) Quando eu tiver 14 anos, os cientistas dizem que a Amazônia pode estar tão destruída que talvez ela não consiga se recuperar”, diz a menina no vídeo. O material faz parte da campanha em defesa do Fundo Amazônia, que sofreu bloqueios de verbas da Alemanha e da Noruega, por conta da falta de compromisso do governo Bolsonaro com a preservação ambiental. Os dois países bloquearam R$ 288 milhões. Em mais um arroubo de insensatez, o presidente mandou a chanceler alemã, Angela Merkel, usar o dinheiro para reflorestar a Alemanha.

A preocupação de Gigi é muito real. Estudos realizados pelo cientista Carlos Nobre, membro da Academia Brasileira de Ciências, indicam que a Amazônia entraria em colapso quando a área desmatada atingisse 40% do território original. Segundo o Inpe, já foi desmatado 20%. É a metade do caminho.

A partir daí, a floresta não tem mais condições de sustentar o ciclo de chuvas necessário à manutenção dela e começa a desaparecer. Além da perda da floresta, todo carbono ali contido vai para atmosfera, impactando nas mudanças climáticas. O vídeo é assinado pela página www.emdefesadofundoamazonia.com.br.

             
________________________
Com informações da RBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!