Inscrições para o I Seminário Fazeres Quilombolas: quilombos, identidade e educação começam nesta terça-feira



A partir desta terça-feira, 20, começam as inscrições para o “I Seminário Fazeres Quilombolas: quilombos, identidade e educação”.

Segundo informações no site do evento, o seminário visa levantar discussões sobre as lutas e a história das comunidades de quilombos do Estado do Ceará e no Brasil. Rever a produção acadêmica e ter a apresentação de artigos de pesquisas e de TCCs.

No Ceará estão situadas mais de 80 comunidades de quilombos com os processos de titulação e reconhecimento em situações distintas, mas que se caracterizam como resultado das lutas ancestrais dos movimentos sociais dessas localidades e dos grupos organizados em favor da causa. Dentro desta perspectiva, será discutidas as realidades de tais territórios negros com pesquisadores e quilombolas.

O Projeto de Seminário foi concebido no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC/FACED) no ano de 2015, com a organização de Samia Paula dos Santos Silva, Jair Delfino e  do Professor Henrique Cunha Jr.  O evento que fora criado naquele ano mudou de nome e se expandiu e este ano, com a organização das doutorandas Samia Paula dos Santos Silva e Marlene Pereira dos Santos, com a participação do Professor Henrique Cunha Junior,  tem a intenção de ampliar percepções e aprofundar os estudos e discussões sobre os quilombos do Estado do Ceará, como também conhecer a realidade de outras regiões do Brasil.

O Seminário ocorrerá na Universidade do Parlamento do Ceará, em Fortaleza, entre os dias 23 e 26 de maio, das 08h às 16h e contará com Kabengele Munanga, Rafael Sanzio, Fabio Velame, Clarice Zientarki e Delma Silva como palestrantes.

Para saber detalhes de como participar é só acessar o site Fazeres Quilombolas.

Cartaz de Divulgação/ Fazeres Quilombolas.


Postar um comentário

0 Comentários