Douglas Belchior: Na lógica racista, vale mais divulgar quando um negro faz algo errado do que quando centenas de negros lutam por um mundo justo


Douglas Bechior. (FOTO/ Reprodução/ Facebook).

Sobre a Fundação Palmares: engraçado como só há espaço na mídia, e nos Facebooks, quando um negro diz alguma besteira racista. Amanhã vai acontecer um encontro internacional com lideranças negras de mais de vinte países (sonhando com uma diáspora que seja fortalecimento e não separação colonial e racista dos negros do mundo!) em uma ocupação no centro de São Paulo. Não vi na Folha, no Estadão ou nos Facebooks. 

Isso é porque, na lógica racista que nos governa, vale mais divulgar quando um negro faz algo errado do que quando centenas de negros lutam por um mundo finalmente justo. Politizem seus compartilhamentos, potencializem o positivo, ele existe e está em movimento - o resto é a estratégia de sempre de nós jogar uns contra os outros. Amanhã as falas acontecem a partir das 9h na Ocupação 9 de Julho, é só chegar! É assim que o racismo morre de fato, é a luta da maioria e da consciência crescente da negritude que mídia ou governo nenhum vai parar!
_____________________________
Douglas Belchior é professor formado em História pela PUC/SP; Fundador e professor no Movimento Uneafro-Brasil; Palestrante e conferencista sobre as temáticas história das lutas sociais no Brasil, questão racial no Brasil e direitos humanos; Coordenador de Articulação de Projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!