Dariomar Rodrigues é o candidato preferido ao governo municipal de Altaneira em 2020 em enquete do Blog Negro Nicolau


Enquete para prefeito e prefeita de Altaneira.
(FOTO/Reprodução/Facebook).


Texto: Nicolau Neto

A pouco menos de um ano das definições dos principais grupos políticos partidários do município de Altaneira sobre a formação de chapas visando as disputadas eleitorais de 2020, o Blog Negro Nicolau lançou no último dia 03 de outubro enquete visando colher informações sobre a preferência de seus leitores e leitoras quanto a possíveis candidatos (as) ao Palácio Frutuoso José de Oliveira.

A enquete não tem valor de pesquisa, na forma que se percebe no Art. 33, da Lei 9.504/97, se configurando simplesmente como um mero levantamento de opiniões, sem método científico e controle de amostra para sua realização. Nesse tipo levantamento não existe rigor técnico e estatístico, dependendo, apenas, da participação espontânea do (a) interessado (a).

No entanto, ela serve de base para saber a popularidade de que dispõe cada provável candidato (a), além de analisar como está o nível de politização de leitores (as) /eleitores (as) quanto ao acompanhamento do cenário político no município com acusações dos dois polos (oposição/situação) políticos do município e das reviravoltas ocorridas no poder legislativo municipal que acabaram repercutindo no executivo. Vereadores que davam sustentação ao prefeito Dariomar hoje não dão mais e aquele/as que foram eleitos/as pela oposição, agora estão ao lado do gestor.

Para evitar qualquer angústia ou receio de quem pretendesse participar da pesquisa, foi disponibilizado no grupo "Altaneira - Ceará” na rede social facebook sugestões de nomes por ordem alfabética. A pergunta era: “Se as eleições para prefeito/a de Altaneira fossem hoje, em que você votaria?”. Mais de 12 nomes foram colocados como sugestão, entre velhos (as) conhecidos (as) do campo político e novatos (as).

Os(as participantes poderia ainda escolher a opção “outro(a)” ou ainda adicionar a pessoa de sua preferência. A redação do Blog informou no momento do lançamento que a manifestação era livre e advertiu também que não era tempo de fazer propaganda eleitoral, podendo quem o fizesse ser punido na forma da lei.

O resultado demonstrou que o atual Prefeito Dariomar Rodrigues (PT) é o preferido dos leitores e leitoras do Blog apesar dos principais nomes do grupo político que esteve com ele na última eleição de ter rompido o gestor e de ele perdido a maioria na Câmara.

320 pessoas participaram. Destes, Dariomar obteve 192 votos, o que representa 60% da preferência. O professor e atual diretor da Escola de Ensino Médio Santa Tereza, Paulo Robson foi a segunda opção mais escolhida pelos navegantes/leitores. Ele teve 37 votos, o que em termos percentuais representa 11,5.

Um dado que chamou a atenção foi a opção “Qualquer um, menos o prefeito” que representou 8,4% dos votantes (27). Já o empresário Devanilton Soares, conhecido popularmente por Palito Mega Som foi a escolha de 5,3% dos/as votantes (17).

De igual modo, chamou a atenção também o fato do comerciante Ricardo Arrais que disputou a eleição passada pelo grupo oposicionista ter sido apenas a quinta escolha dos navegantes. Ele obteve apenas 4,6% (15).
O candidato derrotado na última eleição do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), o servidor público Manoel de Sousa, o Nézio, veio logo na sequência sendo a preferência de 2,8% (9) dos/as participantes.  Ainda na casa do 2, apareceu a opção “Outro” que teve 8 votantes, o que equivale a 2,5%.

A professora e colunista do Blog Negro Nicolau, Josyanne Gomes, também foi apontada. Ela obteve 1,5% ou 5 votos.

Quem também foi lembrado, mas com um percentual aquém foi o atual vice-prefeito. Charles Leite foi a preferência de 0,9% (3). dos/as participante.

Empatados com 0,6% estão a esposa do empresário Palito e o professor Givanildo Gonçalves, o Gigi. Ambos receberam 2 votos.

Também empatados estão a professora Lucena Lúcia, a advogada Rafaela Gonçalves e o estudante Clebinho com 0,3%, tendo recebidos apenas 1 voto cada.

O grupo “Altaneira – Ceará” tem 4.415 membros, mas apenas 320 participaram da enquete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!