Lula em liberdade repercute entre altaneirenses


Ex-presidente Lula ao deixar a prisão. (FOTO/Eduardo Matysiak).

Texto: Nicolau Neto

O juiz federal titular da 12ª Vara de Execuções Penais, Danilo Pereira Júnior, acatou na tarde desta sexta-feira, 08, o pedido de soltura do ex-presidente Lula feito por sua defesa. Lula, que ficou 580 dias preso em Curitiba pela Operação Lava Jato, aguardará a conclusão do seu processo em liberdade.


A saída da prisão de Lula movimentou a imprensa mundial e seu discurso gerou impacto entre filiadas e filiados ao PT, apoiadoras e simpatizantes do maior fenômeno político brasileiro da contemporaneidade, como também entre aquelas/es que enxergam nele uma ameaça constante ao projeto de poder da direita e extrema-direita com apoio da mídia tradicional.

A soltura de Lula repercutiu entre altaneirenses. A jornalista Alana Maria, o blogueiro Júnior Carvalho e o servidor público e radialista João Alves, conhecido popularmente por Garoto Beleza foram um dos primeiros a reproduzirem textos referente ao tema no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira. A primeira compartilhou matéria da Folha de São Paulo com o título “Juiz autoriza soltura de Lula após decisão do Supremo”; o segundo reproduziu em seu blog o alvará de soltura e o terceiro compartilhou imagens do momento com a frase “O Brasil Inteiro acompanha a soltura de Lula Livre”.

Imediatamente os/as “antilula” também se manifestaram. O servidor público e que saiu derrotado na eleição para presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), Manoel Sousa, conhecido por Nézio, afirmou que não estava nem ai e que lamentava o fato do ex-presidente ter sido solto. Sentimento compartilhado pelo policial Dharcio que afirmou ser contra a decisão do juiz.

A médica veterinária Leyla Magnólia compartilhou uma imagem que reproduz um twitter de Gustavo Pinheiro: “Trabalhar para que o filho do patrão compre o iphone 11 kkkkkkkkkkkk” dizia. Em comentário Leyla associou ao pobre que se considera rico e tem afinco com pensamento da direita. “Pobre de direita, eis o seu meme kkk”, escreveu ela.

Uma sequência de posicionamentos contra a soltura e a favor dela foi feita no grupo supracitado. O presidente do SINSEMA, o professor Evantuil afirmou “Lula Livre. Inocente preso agora está solto. Aqui é Altaneira comemorando a liberdade do presidente Lula”, dise no momento em que na rua que reside fogos estavam soltando fogos. Júnior Paulino, servidor público, escreveu “#LulaLivre”.

O universitário João Neto compartilhou texto do site O Antagonista com o título “Parabéns, petistada, soltaram o ladrão de vocês” e o Manoel Sousa comentou “isso é fruto de uma ‘cagada suprema'”.

Este professor e blogueiro compartilhou em redes sociais texto da CartaCapital “Lula deixa a prisão e diz: O lado podre do Estado brasileiro fez isso comigo” acompanhando de um posicionamento. Escrevi que a justiça está sendo feita, pois Lula foi um preso político. Disse ainda que todas as pessoas com o mínimo de noção do direito e que prezem pelos princípios democráticos sabiam disso. Uns continuaram a repetir isso. Outros mudaram de discurso conforme interesses particulares. Mas o fato é que o Lula foi solto e irá incomodar a casa grande. Aliás, continuará a incomodar, só que agora solto e com as caravanas. O servidor público Felipe Viana disse concordar com essa assertiva.

Já João Cardoso opinou diferente. “O problema não é nem que o Lula foi solto... Muitos criminosos perigosos vão sair também alguns que cometeram crimes que chocaram o país. Sobre lula ser um preso político respeito seu ponto de vista mas discordo sobre ele ser inocente...”, escreveu.

O jurista e blogueiro Raimundo Sores Filho disse que “bandido é quem é condenado por sentença, justa, com juiz imparcial com trânsito em julgado” em nítida referência ao processo cheio de vícios jurídicos e partidarizado como foi o do ex-presidente Lula. Antes na rede social facebook ao compartilhar a decisão do supremo que derrubou a prisão em 2ª instância ele disse “Finalmente, o STF fez o seu trabalho: defender a Constituição”.

A médica Ana Flavia ao alterar sua foto de perfil abraçada com Lula quando de sua passagem pelo nordeste escreveu em caixa alta “O CHORO É LIVRE! E LULA? TAMBÉM!!! GRANDE DIA!”. A professora e ex-diretora da Escola Santa Tereza também se manifestou. Ela publicou no facebook uma foto com uma garrafa de vinho e uma taça com a seguinte legenda “Por Lula”.

Nenhum parlamentar e nenhuma parlamentar comentou o caso. O prefeito que estava em Fortaleza também não se manifestou. Do corpo de secretariado, apenas o de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão, se posicionou. Ceza compartilhou no Intagram uma máscara de Lula e escreveu “lula liiiiivre já”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!