![]() |
Professora Maria Telvira. (FOTO | Reprodução). |
Por Nicolau Neto, editor
A prefeitura do Crato, na região metropolitana do cariri, realizará mais uma edição da Comenda Maria do Espírito Santo. Inicialmente a solenidade de entrega está marcada para esta quarta-feira, 30, mas foi remarcada (ainda sem data definida) em virtude de uma viagem do prefeito André Barreto (PT) à Brasília.
O evento visa homenagear mulheres que sejam referência no desenvolvimento de ações de combate as desigualdades de estruturais de raça e de gênero. Este ano entre as homenageadas com a medalha está Maria Telvira, professora efetiva do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA) na área de prática de ensino e do Mestrado Profissional em Ensino de História. Ela é mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP) e pós - doutora em História Social pela UFC e é uma das idealizadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em História Afrodiaspórica (GEPAFRO).
Além dela, receberá a comenda a Mestra de Cultura da Casa de Farinha Mestre Zé Gomes, Maria Lúcia Nunes e Rita de Cássia Paulino, conhecida por Mãe Rita, mulher de terreiro.
O evento ocorrerá no auditório da prefeitura a partir e foi divulgada nas redes sociais.
Sobre Maria do Espírito Santo
A comenda leva o nome de Maria do Espírito Santo, conhecida popularmente por “Madrinha Espírito Santo”, que era mulher negra que pautou sua vida em prol da defesa e propagação das religiões de matriz africana, sobretudo da Umbanda – da qual foi líder (mãe de santo) em Crato. Ela foi benzedeira e atuou também como servidora pública deste município onde viveu por cerca de seis décadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!