![]() |
(FOTO | Reprodução | WhatsApp). |
O Movimento da Encosta do Mutirão – Alto da Penha e Pantanal entregou, neste domingo (13 de julho), um ofício diretamente ao Governador Elmano de Freitas, durante a abertura oficial da Expocrato 2025, solicitando uma audiência para tratar da obra da Encosta que impacta os bairros Mutirão, Alto da Penha, Pantanal, Centro e Pimenta, no Crato – CE.
A entrega do documento marca um momento histórico para a luta da comunidade, que há mais de 40 anos reivindica uma obra pública que garanta segurança para as famílias, evite deslizamentos e alagamentos, e proteja o Riacho da Matinha, importante patrimônio ambiental da região.
Como parte da mobilização, o movimento realiza nesta segunda-feira, 14 de julho, a partir das 17h, o III Encontro da Encosta, na Rua Padre Ibiapina – Barreirote (Alto da Penha). A atividade tem como objetivo organizar de forma coletiva a carta de reivindicações e um abaixo-assinado que serão levados para a audiência com o governador, assim que for agendada.
A programação do encontro inclui uma Roda de Conversa sobre o Direito à Cidade, debatendo temas como moradia, mobilidade, preservação ambiental, acesso a políticas públicas e justiça territorial.
A mobilização é promovida por organizações como: Associação Mensageiras da Paz, Coletivo Camaradas, Rádio Cafundó, Instituto Filhos de Maria, Coletivo Ensaio Aberto, Coletivo de Mulheres do Mutirão, Grupo de Valorização Negra do Cariri-GRUNEC, Federaçãoda Entidades Comunitárias do Cariri- FEC, Ecos da Esperança di Cariri, pesquisadores entre outras entidades e moradores engajados.
“Foi um ato de coragem e organização coletiva entregar diretamente ao governador. Agora seguimos com o encontro de hoje, fortalecendo nossa carta e o abaixo-assinado. Estamos prontos para o diálogo, mas também para seguir mobilizados”, afirmou uma das lideranças da comunidade.
O movimento aguarda resposta oficial do Governo do Estado e segue articulando forças pela realização de uma obra pública estruturante que respeite os direitos das comunidades e o meio ambiente.
---------
Texto encaminhado a redação do blog por Francisco Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!