![]() |
A escritora Ana Gonçalves. (FOTO | Tânia Rego | Agência Brasil). |
A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu nesta quinta-feira (10) a escritora Ana Maria Gonçalves, autora de “Um Defeito de Cor”, para ocupar a sua 33ª cadeira. A escritora é a primeira mulher negra a integrar a academia em 128 anos.
A eleição ocorreu na tarde de hoje e Ana Maria Gonçalves foi escolhida quase por unânimidade, recebendo 30 dos 31 votos possíveis.
“Escritora, roteirista e dramaturga, ela é autora do aclamado romance Um Defeito de Cor, vencedor do Prêmio Casa de las Américas (2007) e eleito como melhor livro de literatura brasileira do século 21 por júri da Folha de S.Pauloinspirou o samba-enredo da escola de samba Portela no carnaval de 2024 no Rio de Janeiro.”, descreveu a ABL em comunicado nas redes sociais.
A academia também destacou a experiência da escritora brasileira no exterior. Ana Maria Gonçalves foi residente em instituições como Tulane, Stanford e Middlebury, nos Estados Unidos.
Também concorriam à vaga Eliane Potiguara, Ruy da Penha Lobo, Wander Lourenço de Oliveira, José Antônio Spencer Hartmann Júnior, Remilson Soares Candeia, João Calazans Filho, Célia Prado, Denilson Marques da Silva, Gilmar Cardoso, Roberto Numeriano, Aurea Domenech e Martinho Ramalho de Melo.
------
Com informações da Agência Brasil e Alma Preta Jornalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!