25 de julho de 2025

Movimento Negro Unificado do Ceará realizará 6ª edição do prêmio Tereza de Benguela

 

(FOTO | Reprodução | MNU-CE)

Por Nicolau Neto, editor

Nesta sexta-feira, 25, Dia Estadual da Preta Tia Simoa, Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Movimento Negro Unificado do Ceará (MNU – CE), realizará a 6ª edição do “𝐏𝐫𝐞̂𝐦𝐢𝐨 𝐓𝐞𝐫𝐞𝐳𝐚 𝐝𝐞 𝐁𝐞𝐧𝐠𝐮𝐞𝐥𝐚 - 𝐂𝐞𝐥𝐞𝐛𝐫𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐚 𝐅𝐨𝐫𝐜̧𝐚 𝐞 𝐚 𝐋𝐮𝐭𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐌𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐍𝐞𝐠𝐫𝐚𝐬”.

O evento ocorrerá no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) com início às 18h00. Segundo os organizadores, a ação visa fazer uma “homenagem potente às mulheres negras que constroem, com coragem e resistência, um novo mundo” e busca celebrar “trajetórias de luta por justiça social, equidade racial e fortalecimento das comunidades”.

A 6ª edição traz como homenageadas Kátia Rogéria Rodrigues dos Santos, "mulher preta retinta de Jaguaribara-CE, filha de agricultores, professora da rede pública desde 1991, fundadora do Sindicato dos Servidores Municipais de Jaguaribara (SINSEMJ) e diretora da Fetamce”. Além delas, serão agraciadas Lucineide Almeida, Veronica Neves, Valeria Neves, Dandara Albuquerque, Claudiana de Araújo, Aluizia de Oliveira, Margarida Marques e Martin Silva. Mulheres que inspiram, ensinam e lideram!

Quem foi Tereza de Benguela

Tereza de Benguela, líder quilombola que resistiu bravamente no século XVIII, simboliza a luta pela liberdade e justiça. Este prêmio carrega seu nome para honrar quem, assim como ela, transforma dor em poder e inspira novas gerações.

O Julho das Pretas é um período de visibilidade, reflexão e fortalecimento da luta das mulheres negras. Vamos juntas celebrar conquistas, compartilhar histórias e reforçar nossa resistência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!