Em meio ao aumento da Covid-19 no Cariri, vereadores de Altaneira alertam para uso de máscaras e isolamento social

 

Em meio ao aumento da Covid-19 no Cariri, vereadores de Altaneira alertam para uso de máscaras e isolamento social. (FOTO/ Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

O nível de contaminação da Covid-19 tem aumentado de forma assustadora em todo o pais, o que tem acarretado um colapso no sistema de saúde. No Ceará, por exemplo, esses dados fizeram com que o governador Camilo Santana (PT) voltasse a editar decretos com medidas mais restritivas, a exemplo do lockdown, para conter a pandemia e evitar mais mortes.

Na região metropolitana do cariri, as cidades de Juazeiro do Norte e Crato despontam com números alarmantes de pessoas diagnosticadas com a doença. Juazeiro ultrapassou a casa dos 18.600 e Crato superou os 10.400 casos confirmados.

Em Altaneira, na microrregião do cariri oeste, onde o prefeito seguiu as orientações do governo estadual e adotou o lockdown, os dados divulgados no site oficial do município apontam que até a noite desta quarta-feira (17) haviam 253 pessoas infectadas pela Covid-19 e 1.198 notificações. Desde o início da pandemia, 08 pessoas morreram e 241 recuperadas.

A situação fez com que as sessões da Câmara de Altaneira voltassem a ser realizadas no formato virtual e parlamentares vêm reforçando o discurso para que a população respeite as orientações das autoridades de saúde.

Na última sessão realizada na manhã desta quarta(17), o presidente da casa, o vereador Deza Soares (PT) usou parte do seu tempo no tema livre para fazer essas cobranças. Além de lamentar as mortes em decorrência do vírus, Deza chamou a atenção para a importância de seguir com isolamento social e o uso de máscaras. No mesmo sentido, a parlamentar Zuleide Ferreira, do mesmo partido, arguiu sobre a necessidade do autocuidado, inclusive usando álcool em gel.

Já o vereador Valmir Brasil (PDT) foi mais duro e destacou que já faz um ano da pandemia e não faz mais sentido ficar cobrando que a população fica em casa. “Ela (população) sabe que é preciso”, disse.

O lockdown tanto a nível estadual quanto municipal será encerrado no próximo domingo (21), podendo ser prorrogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!