Carolina Maria de Jesus ganha título de Doutora Honoris Causa

 

Carolina Maria de Jesus. (FOTO/ Acervo UH/ Folhapress).

Por Nicolau Neto, editor-chefe

A poetisa e escritora negra Carolina Maria de Jesus terá homenagem póstuma com o título de Doutora Honoris Causa. A ação partiu da direção do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e aprovado por unanimidade pelo Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

Segundo informações do site do CFCH,  o título se justifica pela “relevância da escritora, nascida na década de 1910 e falecida em 1977, que é tema de 58 teses e dissertações nos últimos seis anos, de acordo com o Portal da Capes” e argumenta ainda enfatizando que a escritora é “‘fundamental na luta antirracista’, tendo enfrentado em vida ‘questões relacionadas ao que se denominou ‘racismo estrutural’ que, dentre as suas mais variadas formas de produzir o apagamento do negro da história nacional, procurou silenciar mulheres como Carolina Maria de Jesus como parte da produção da literatura brasileira”.

O ganha título de Doutora Honoris Causa se configura como o mais importante concedido pela universidade, podendo ser atribuído a personalidades, nacional ou estrangeira, que tenham tido papel relevante na área da educação e da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!