24 de novembro de 2025

Justiça do Ceará condena URCA a pagar R$ 40 mil por fraude em lei de cotas durante concurso

 

(FOTO |Reprodução).

Universidade Regional do Cariri (URCA) foi condenada, pela Justiça do Ceará, a pagar R$ 40 mil por danos morais coletivos devido à reincidência em práticas que burlam a Lei Estadual de Cotas. A determinação ainda pode ser recorrida pela instituição.

A decisão é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec) e pelo Sindicato dos Docentes da Urca (Sindurca) em relação a um processo seletivo de janeiro de 2025. De acordo com o levantamento, a divisão de vagas reservadas por cursos, setores de estudo e campi impedia a aplicação efetiva das cotas.

De acordo com informações da URCA, os professores aprovados já estão em atividade e afirmou que ainda busca compreender a sentença, pois o prazo para manifestação está em aberto. Quatro candidatos cotistas foram aprovados no processo seletivo, sendo que três já foram contratados e um solicitou reclassificação por já atuar como professor temporário na instituição.

------------

Com informações do No Cariri Tem.

23 de novembro de 2025

Prática pedagógica Ensinafro: quando a voz amparada na História leva estudantes a defenderem letramento racial na escola

 

Estudantes da Escola Padre Luís Filgueiras defendem letramento racial na escola. (FOTO | Professor Nicolau Neto).


Por Nicolau Neto, editor

Não há possibilidade de construir uma educação antirracista sem a participação ativa de estudantes. Foi essa uma das bases da prática pedagógica afrocentrada Ensinafro, idealizada pelo professor Nicolau Neto, da EEMTI Padre Luís Filgueiras, e desenvolvida nas aulas de História (1º ao 3º ano) e de Sociologia (3º ano).

39,5% das decisões judiciais sobre racismo resultaram em condenações criminais em 2025, diz pesquisa Jusbrasil

 

X Marcha das Mulheres Negras, em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 27 de julho de 2025. (FOTO | Fernando Frazão | Agência Brasil).


Pesquisa feita pela Jusbrasil, plataforma de acesso a informações jurídicas, mostra que em 1.910 casos, ou seja, 39,5% das decisões judiciais sobre racismo publicadas em 2025 resultaram em condenação criminal dos acusados.

22 de novembro de 2025

Alexandre de Moraes nega pedido da defesa para Bolsonaro cumprir pena em casa

 

Primeira Turma do STF condena, por 4 votos a 1, o ex-presidente jair Bolsonaro. (Foto: EFE/Andre Borges)

Após decretar a prisão preventiva de Jair Bolsonaro neste sábado (22), o ministro Alexandre de Moraes descartou analisar o pedido da defesa para que o ex-presidente cumprisse pena em casa. Segundo Moraes, o requerimento — assim como solicitações de visita — perdeu validade porque foi apresentado antes da nova ordem de prisão.

Jair Bolsonaro é preso na manhã deste sábado (22)

 

Jair Bolsonaro. (FOTO | Agência Enquadrar | Folhapress).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente neste sábado (22), em Brasília, a pedido da Polícia Federal. A medida tem caráter cautelar e não corresponde ao cumprimento da condenação por tentativa de golpe de Estado.

20 de novembro de 2025

Novembro Negro 2025 da Escola Padre Luís Filgueiras debate silenciamento como barreira para a educação antirracista

 

Professor César Pereira durante fala no Novembro Negro 2025 da EEMTI Padre Luís Filgueiras. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda-CE, realizou nesta quarta-feira, 19 de novembro, a edição 2025 do Novembro Negro, parte integrante da prática pedagógica afrocentrada “Ensinafro”, desenvolvida nas disciplinas de História (1º a 3º ano) e Sociologia (3º ano) pelo professor Nicolau Neto.

Pai Cezar de Oxóssi: terreiros e encruzilhadas no cotidiano do município de Milagres-ce

Figura 1: Babalaô Cezar de Oxóssi (desenho do artista Riverton Élis, 2025).

 

Por César Pereira, Colunista*

I – A presença e a negação do negro no Ceará

Repetindo a luz divina

Com todo o seu esplendor

Dos que vêm de Aruanda

Para tudo iluminar.

Umbanda é paz e amor

É o mundo cheio de luz

É força que nos conduz.

A bandeira nos conduz

Oxóssi cheio de fé

É com seu esplendor

Levamos ao mundo inteiro

A bandeira de Oxalá.

(MARIA APARECIDA DA SILVA, 2025)

16 de novembro de 2025

Cúpula dos Povos repudia falsas soluções e critica modelo capitalista

 

(FOTO | Tânia Rêgo | Agência Brasil).

A Cúpula dos Povos terminou neste domingo (16) na Universidade Federal do Pará, em Belém (PA), se opondo a "falsas soluções" para o clima e com um apelo às autoridades mundiais por uma transição dos modos de produção global que garanta justiça, soberania e participação popular.

Pontos de Cultura do Ceará discutirão questão ambiental durante a TEIA CE, no Crato

 

MC Dextape será uma das atrações do TEIA CE.

O Crato será o palco da II TEIA CE (encontro estadual de articulação e vivência estética, artística e política dos pontos de cultura do Ceará), que acontecerá de 20 a 23 de novembro, em diversos Pontos de Cultura do município e no Centro Cultural do Cariri. O tema central do encontro é “Justiça Climática em Territórios Ancestrais”.

15 de novembro de 2025

Prática afrocentrada na Escola Padre Luís Filgueiras está no Mapa da Igualdade Racial

 

EEMTI Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda-CE. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor 

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou no dia 1° de novembro o hotsite que vida ampliar a visibilidade das atividades que valorizam o legado e as lutas da população negra por todo território nacional. A ideia faz parte das ações para relembrar e refletir acerca do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que é feriado em todo o país.

13 de novembro de 2025

Conheça as 20 experiências premiadas pelo Selo Petronilha de educação antirracista

 

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. (FOTO | Marcos Santos | USP Imagens).

A educação antirracista é uma das forças mais transformadoras da escola. Entre suas vozes inspiradoras, está a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, pesquisadora e referência nacional e internacional na defesa da igualdade racial. Sua trajetória inspirou o MEC (Ministério da Educação) a criar o Selo Petronilha, que reconhece experiências de redes de ensino comprometidas com a equidade e com a valorização das culturas afro-brasileiras e quilombolas.

9 de novembro de 2025

Africano de Mocambique parabeniza escola de Nova Olinda por projeto “Raízes da Ancestralidade”

Dinho Juma, de Moçambique. (FOTO | Reprodução | Instagram).

 

Por Nicolau Neto, editor

Neste domingo, 09, o africano Dinho Juma, gravou vídeo parabenizando a Escola de Ensino Fundamental Padre Cristiano Coelho, do município de Nova Olinda, na região do cariri cearense, pelo desenvolvimento do projeto “Raízes da Ancestralidade.

Ana Maria Gonçalves toma posse e se torna 1ª mulher negra na Academia Brasileira de Letras

 

Ana Maria Gonçalves. (FOTO | Dani Paiva | ABL).


A escritora Ana Maria Gonçalves tomou posse, nesta sexta-feira (7), na cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras, tornando-se a primeira mulher negra a ocupar um assento na instituição fundada em 1897. A cerimônia aconteceu no Petit Trianon, no Centro do Rio de Janeiro, e marcou um capítulo histórico na luta por representatividade na literatura brasileira.

8 de novembro de 2025

UNB concede título de Doutora Honoris Causa à escritora Lélia Gonzalez

Lélia Gonzalez. (FOTO | Reprodução).

A Universidade de Brasília (UnB) concedeu, nesta quinta-feira (6/11), o título de Doutora Honoris Causa à professora e ativista Lélia Gonzalez. A cerimônia ocorreu no auditório da associação de docentes da instituição.

Instituto Geledés provoca reflexão sobre a representatividade negra em posições de liderança

 

#QuemVemDepois. (FOTO | Reprodução).


A presença de pessoas negras em posições de liderança e destaque ainda é uma exceção no Brasil. Apesar dos avanços sociais das últimas décadas, a realidade mostra que muitas dessas figuras são “as primeiras e únicas” em seus espaços de poder. Foi a partir dessa constatação que foi lançada a campanha “Quem Vem Depois”, de Geledés – Instituto da Mulher Negra.

6 de novembro de 2025

GRUNEC celebra 25 anos e participa da entrega do Selo Petronilha Beatriz a municípios que promovem ações étnico-raciais

 

GRUNEC celebra 25 anos e participa da entrega do Selo Petronilha Beatriz a municípios que promovem ações étnico-raciais. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Em comemoração aos seus 25 anos de atuação, o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) participou da solenidade de entrega do Selo Petronilha Beatriz, reconhecimento concedido a 20 Secretarias Municipais de Educação que desenvolveram ações voltadas para a promoção das relações étnico-raciais nas escolas.

3 de novembro de 2025

Novembro Negro 2025 da Escola Padre Luís Filgueiras terá mesas temáticas sobre a Lei 10.639 e apresentação de artigo

 

EEMTI Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

O Novembro Negro 2025 da Escola de Ensino Médio Padre Luís Filgueiras já tem data definida. Este ano a homenageada será a professora, historiadora e ativista negra Beatriz Nascimento e terá como temática central a "Lei 10.639: quando o silêncio é o principal obstáculo para a construção da Educação Antirracista." O evento busca refletir os caminhos construídos ao longo do ano para uma educação que priorize as relações étnico-raciais.

Ministério da Igualdade Racial lança mapa para reunir ações em celebração ao Novembro Negro

 

Imagem de evento em celebração ao novembro negro em 2023. (FOTO | Rovena Rosa/Agência Brasi).

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou no dia no sábado (1°) o “Mapa da Igualdade Racial”, plataforma criada para a inscrição de eventos e ações de mobilização da agenda racial em todo o país. A iniciativa integra a campanha “Brasil pela Igualdade Racial” e faz parte das celebrações do Novembro Negro.

2 de novembro de 2025

49% dos estudantes da Escola Padre Luís Filgueiras afirmam que não conheciam as leis 10.639 e 11.645 no ensino fundamental

 

Entrada de Nova Olinda-CE. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

2025 será o segundo ano em que o 20 de novembro, dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, é relembrado e refletido como feriado em todo o país. Mas, mais do que nunca será momento oportuno para destacar que não é um data para ser folclorizada e muito menos para comemorada. Estamos longo disso.

Clóvis Moura, o intelectual que estudou a resistência dos negros no Brasil

 

Clóvis Moura. (FOTO | Divulgação).

Clóvis Steiger de Assis Moura, conhecido como Clóvis Moura, nasceu em Amarante, no Piauí, no dia 10 de julho de 1925. Foi, e continua sendo, um respeitado jornalista, sociólogo, historiador e escritor brasileiro, produzindo importantes estudos sobre a escravidão e sobre a resistência dos negros no Brasil. Um dos pontos centrais de seu trabalho é “a ênfase no processo de resistência violenta do negro ao escravismo” (OLIVEIRA, 2011). Em 1975, fundou o Instituto Brasileiro de Estudos Africanistas (IBEA) e promoveu cursos, debates e atividades culturais com a participação dos militantes do movimento negro, que, nesse período, se organizava de forma mais efetiva.

1 de novembro de 2025

Blog Negro Nicolau atinge 12 milhões de acessos e se consolida como ferramenta didática sobre conteúdos antirracistas

(FOTO | Reprodução | Canva).

Por Nicolau Neto, editor

O mês de novembro chegou trazendo uma grande alegria. O blog Negro Nicolau atingiu nas primeiras horas desta tarde, 01, a marca impressionante de 12 milhões de acessos. 1 milhão em apenas 3 meses e 8 dias, visto que no último dia 23 de julho, o portal bateu nas casas do 11 milhões, conforme publicada nas nossas redes sociais.

28 de outubro de 2025

Lélia Gonzalez, a intelectual negra que inspira gerações

 

Lélia Gonzalez. (FOTO | Reprodução).

Filha de um operário e de uma empregada doméstica, Lélia de Almeida nasceu na cidade de Belo Horizonte/Minas Gerais, em 1º de fevereiro de 1935. O sobrenome Gonzalez foi herdado do espanhol Luiz Carlos Gonzalez, com quem se casou no final da década de 1960 (RATTS; RIOS, 2010, p.55).

27 de outubro de 2025

O caso de Érica Bispo desmonta a meritocracia

 

A professora doutora Erica Bispo. (FOTO | Reprodução | Redes Sociais).

 Sou mulher e sou preta. Então, tudo que faço tem que ter erros. Se não tiver, arranjam.” – Paulina Chiziane.

25 de outubro de 2025

Ceará tem 140 etnias indígenas e mais de 50 línguas faladas, aponta IBGE

 

Ceará é o estado brasileiro com maior parte dos indígenas declarados Tapebas, segundo o Censo do IBGE de 2022. (FOTO | Kid Junior).

A presença resistente de povos indígenas no Ceará teve números oficiais atualizados nesta sexta-feira (24): com mais de 56 mil indígenas, o Estado tem identificadas 140 etnias e 51 línguas originárias faladas ou utilizadas, de acordo com o Censo Demográfico de 2022 do IBGE.

24 de outubro de 2025

Universitários do curso de Artes da URCA denunciam a estrutura precária no campus Violeta Arraes

 

Universitários do curso de Artes da URCA denunciam a estrutura precária no campus Violeta Arraes. (FOTO | Reprodução | Redes Sociais).


Estudantes do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (URCA) realizaram uma manifestação na última terça-feira (21), reivindicando melhorias no campus Violeta Arraes. Os alunos denunciam a estrutura precária, a falta de espaços adequados para as aulas, o acúmulo de lixo, bebedouros enferrujados e móveis danificados.

23 de outubro de 2025

Professor Nicolau Neto participará de mesa temática na URCA que debaterá antirracismo nas escolas do cariri

 

Professor Nicolau Neto. (FOTO | Acervo pessoal).

Por Valéria Rodrigues, Colunista

A partir da temática “a literatura afro-brasileira no combate ao racismo nas escolas públicas do cariri”, o Núcleo de História e Cultura Afro Indígena e Africana (NIAFRO), vinculado ao departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), realizará entre os dias 18 e 19 de novembro a 2ª edição do Ciclo de Palestras Formativas.

22 de outubro de 2025

Por que a parditude não é um projeto antirracista

 

(FOTO | Freepik).

Enquanto o debate sobre a parditude cresce, pouco se fala sobre o quanto essa narrativa reforça velhos mitos e esvazia o enfrentamento à branquitude.

20 de outubro de 2025

Coletivo Camaradas promove Roda de Poesia no Gesso com a artista Cayle Angeline

 

Cayle Angeline. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Evento gratuito combina literatura, arte, brechó, gastronomia e distribuição de mudas, reafirmando o direito à cidade e à palavra no Centro do Crato.

19 de outubro de 2025

Zuleide Queiroz será a primeira mulher negra como deputada estadual do Ceará

 

Professora Zuleide Queiroz. (FOTO | Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor 

ODeputado Estadual pelo Psol-CE, Renato Roseno, pediu licença de 120 dias da função legislativa e de fiscalização do executivo estadual. Os primeiros 90 dias foram ocupados pelo primeiro suplente, o ativista e humorista Léo Suricate.

Maioria dos estudantes da EEMTI Padre Luís Filgueiras se declara negro, aponta pesquisa

 

EEMTI Padre Luís Filgueiras. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

O mês de novembro vem ai e com ele diversas reflexões devem ser feitas, principalmente em relação ao que as escolas das redes públicas e particulares do país vêm fazendo durante o ano para cumprir as leis 10.639 e 11.645, de 2003 e 2008, respectivamente. Essas legislações que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996 (LDB/96), fazem menção a obrigatoriedade do ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira” e da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.”

17 de outubro de 2025

‘O racismo estrutural continua presente’: professora processa USP após passar em concurso e ter nomeação anulada

 

A professora Érica Bispo. (FOTO | Renner Boldrino | Divulgação).

A professora e doutora Érica Bispo abriu uma ação judicial contra a Universidade de São Paulo (USP) após ter sua nomeação anulada para o cargo de docente de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Ela havia sido aprovada em primeiro lugar no concurso público promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), unidade responsável pela seleção.

Coletivo caririense de ativismo ambiental nasce inspirado no legado do Greenpeace

 

(FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Plantar árvores nas cidades representa um exercício de cidadania essencial para a preservação do planeta. Foi com essa premissa que, em 2024, nasceu no Crato o Coletivo Green Kariri, uma organização dedicada à defesa ambiental que combina ação prática e afetividade.

15 de outubro de 2025

‘Se educar é se emancipar’: professora reflete sobre a necessidade de valorização da profissão

 

A professora língua inglesa Aretha Soyombo. (FOTO | Acervo pessoal).

Celebrado em 15 de outubro, o Dia do Professor reforça a importância da educação como direito universal e da função dos educadores na formação de cidadãos.

11 de outubro de 2025

Nicolau Neto ministra formação em Educação para as Relações Étnico-raciais para professores de Assaré

 

Professor Nicolau Neto durante formação em Educação para as Relações Étnico-Raciais para professores de Assaré. (FOTO | Alisson Dentinho).

Por Valéria Rodrigues, Colunista

"O que falta para que a educação antirracista seja uma realidade nas escolas públicas e particulares do país? foi com esse questionamento que Nicolau Neto, professor de História da rede estadual de ensino do Ceará, iniciou e concluiu a formação em Educação para as Relações Étnico-raciais para professores do município de Assaré, no cariri cearense, na tarde desta sexta-feira, 10. A formação é parte integrante do curso "Letramento Racial – Práticas Antirracistas em Sala de Aula”, pensado, estruturado e ministrado por ele.

9 de outubro de 2025

NIAFRO promoverá II Ciclo de Palestras Formativas

 

URCA. (FOTO | Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

A partir da temática “a literatura afro-brasileira no combate ao racismo nas escolas públicas do cariri”, o Núcleo de História e Cultura Afro Indígena e Africana (NIAFRO), vinculado ao departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), realizará entre os dias 18 e 19 de novembro a 2ª edição do Ciclo de Palestras Formativas.

8 de outubro de 2025

Idilvan Alencar critica reforma administrativa e defende estabilidade no serviço público

 

Idilvan Alencar. (FOTO | Reprodução).

Em artigo publicado nesta quarta-feira (8/10) no Jornal O Povo, o deputado federal Idilvan Alencar (atualmente licenciado para dirigir a Educação de Fortaleza) faz uma série de alertas aos servidores públicos sobre os riscos da Reforma Administrativa, que começou a tramitar na Câmara dos Deputados. Ele classifica a proposta como uma “ameaça à estabilidade e risco de perseguição aos servidores”.

7 de outubro de 2025

Cozinha Comunitária do Povo Kariri é inaugurada na Serra do Catolé, em Juazeiro do Norte

 

(FOTO |Lucélia Muniz).

Na manhã desta segunda-feira (6), foi inaugurada a Cozinha Comunitária do Povo Kariri, iniciativa vinculada ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará. O equipamento funciona na sede da Organização dos Povos Indígenas da Serra do Catolé (ORPINC), no Horto, em Juazeiro do Norte, e integra as ações da Associação Cristã de Base (ACB), responsável pela gestão da unidade.

Professor brasileiro perde 21% do tempo de aula para manter disciplina

 

(FOTO | Reprodução).

No Brasil, os professores perdem, em média, 21% do tempo de aula para manter a ordem em sala. Ou seja, a cada cinco horas de aula, uma hora é perdida para conseguir a atenção dos estudantes. O dado é da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024, divulgada nesta segunda-feira (6), pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

6 de outubro de 2025

Uma em cada seis crianças de até 6 anos já sofreu racismo no Brasil, diz Datafolha

 

16% dos responsáveis por crianças de até 6 anos afirmam que elas já sofreram discriminação racial. (FOTO | Reprodução).

Uma em cada seis crianças de até seis anos já foi vítima de racismo no Brasil. É o que mostra o estudo “Panorama da Primeira Infância: o impacto do racismo”, realizado pelo Datafolha a pedido da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (6), ouviu 2.206 pessoas em abril de 2025, sendo 822 responsáveis por bebês e crianças de 0 a 6 anos.

5 de outubro de 2025

Educação deve ser direito e não herança de classe, diz especialista

 

(FOTO | Pixabai).

A redução das disparidades na aprendizagem de crianças e jovens nas escolas brasileiras passa pela superação de um quadro estrutural no país caracterizado pela “naturalização das desigualdades”, avalia o diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana, André Lázaro, quando fala sobre a educação no Brasil.

4 de outubro de 2025

A educação antirracista precisa ser um compromisso da escola e não individual

 

Estudantes da EEMTI Padre Luís Filgueira durante ação de ressignificação do 25 de março em 2024. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

Em 9 de janeiro deste ano a lei  10.639, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) que tornou obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país, completou 22 anos. Apesar de duas décadas a educação para as relações étnico-raciais ainda não é realidade em mais 70% dos municípios brasileiros.

Apesar da falta de apoio institucional integral das universidades, o 16º Artefatos da Cultura Negra foi uma das maiores edições, diz Lívia Nascimento

 

Lívia Nascimento. (FOTO | Acervo pessoal).

Por Nicolau Neto, editor

Entre os dias 20 e 27 de setembro o cariri viveu o maior e mais importante evento de pesquisa sobre a população negra do país. Foi uma semana recheada de atividades nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo e Iguatu (fazendo com que houvesse uma expansão para o centro sul do Estado) envolvendo espaços como a Universidade Regional do Cariri (URCA), a Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Instituto Federal do Ceara (IFCE), campus de Juazeiro, tendo a primeira instituição como sede nucleadora.

3 de outubro de 2025

Luiza Mahin e Dandara dos Palmares são destacadas por pesquisadores da Unesp

 

(Fotos geradas a partir de comandos de IA).

Pesquisas recentes apresentadas na Universidade Estadual Paulista (Unesp) reacenderam o debate em torno de duas das figuras mais emblemáticas da luta contra a escravidão no Brasil: Luiza Mahin e Dandara dos Palmares. Ambas foram inscritas em 2019 no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, símbolo de reconhecimento oficial às personalidades que marcaram a história nacional.

1 de outubro de 2025

Uma aula diferente ou uma aula show: faltou combinar com os alunos e a sociedade

 

Sala de aula. (FOTO | Zezinha Carvalho | Governo do Tocantins).

Já viu vaquejada sem boi? Pois é mais ou menos isso que acontece quando a gente inventa de fazer “aula show” sem combinar com os alunos e, principalmente, sem acertar as contas com a sociedade. O professor chega cheio de vontade, desenha plano de aula com cores de arco-íris, ensaia a fala como se fosse maestro de orquestra sinfônica… mas quando abre a boca, percebe que o auditório está em outro canal. O aluno olha para ele como quem olha para vendedor de rede em beira de estrada: “moço, para quê eu quero mais isso, se já tenho a minha?”

29 de setembro de 2025

Denúncias de racismo no Ceará crescem 13% em 6 meses

 

(FOTO | Alma Preta Jornalismo).

No primeiro semestre de 2025, o Ceará apresentou uma alta de 13% nas denúncias de racismo. As informações foram divulgadas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) nesta segunda-feira (29).

28 de setembro de 2025

Professor Nicolau Neto apresenta artigo e relatos de experiências sobre a ERER no XVI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra

 

Professor Nicolau Neto durante relato de experiência no Artefatos da Cultura Negra. (FOTO | organização do Artefatos).

Por Valéria Rodrigues, Colunista

Entre os dias 20 e 27 de setembro do ano em curso, o cariri cearense recebeu a 16ª edição do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. O evento é um programa permanente de extensão de caráter internacional e interdisciplinar que ganha o formato de Congresso, buscando fortalecer e fomentar a produção dos conhecimentos nos temas relacionados aos estudos sobre a África, a afrodescendência e a educação para as relações étnico-raciais.

24 de setembro de 2025

‘Sem recursos, não há política de igualdade’: deputada explica PEC que cria fundo para igualdade racial

 

A deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG). (FOTO | Reprodução | Câmara dos Deputados).

A Câmara dos Deputados instalou, no dia 16 de setembro, a comissão especial responsável por analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 27/24, que cria o Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial.