13 de novembro de 2025

Conheça as 20 experiências premiadas pelo Selo Petronilha de educação antirracista

 

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. (FOTO | Marcos Santos | USP Imagens).

A educação antirracista é uma das forças mais transformadoras da escola. Entre suas vozes inspiradoras, está a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, pesquisadora e referência nacional e internacional na defesa da igualdade racial. Sua trajetória inspirou o MEC (Ministério da Educação) a criar o Selo Petronilha, que reconhece experiências de redes de ensino comprometidas com a equidade e com a valorização das culturas afro-brasileiras e quilombolas.

Na quinta-feira, 6 de novembro, o MEC, por meio da Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão), lançou o Catálogo de Iniciativas Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (clique aqui para acessar). A publicação reúne as 20 experiências educacionais reconhecidas na primeira edição do Selo Petronilha 2025.

A educadora também foi homenageada durante a cerimônia de lançamento. “O currículo está no olhar, na convivência, na saudação feita ou não feita. Cada um de nós é porque convive com outras pessoas. Então, eu sou porque nós somos. Conviver significa construir a nossa sociedade e o nosso país”, afirmou.

Nesta primeira edição do Selo Petronilha, 436 redes foram contempladas, sendo 428 municipais e 8 estaduais. Entre elas, 20 secretarias de educação tiveram seus projetos selecionados para receber apoio financeiro de R$ 200 mil, via PAR (Plano de Ações Articuladas), com o objetivo de sistematizar e expandir suas ações.

Instituído pela Portaria MEC nº 470/2024, o Selo Petronilha integra a PNEERQ (Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola). A proposta está ligada à implementação da lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino das histórias e culturas afro-brasileiras e africanas em todas as escolas de ensino fundamental e médio do país.

Para receber o destaque nacional, as secretarias precisaram aderir ao PNEERQ, participar do Diagnóstico de Equidade e alcançar a pontuação mínima no Índice de Formação ERER/EEQ, que mede o avanço das políticas de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e de Equidade Étnico-Racial e Quilombola (EEQ) nas redes de ensino.

Clique aqui e conheça as ações premiadas pelo Selo Petronilha.

_____

Com informações do Porvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!