Das 21 candidaturas à Câmara de Altaneira, apenas três se declararam preta

 

Sedes da Câmara (esquerda) e da Prefeitura de Altaneira (direita). (FOTOS/ Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor-chefe

O Blog Negro Nicolau fez uma checagem dos registros de candidaturas a prefeito/a de Altaneira e ao legislativo municipal junto a justiça eleitoral (Divulgacand) quanto quesito Cor/Raça”.

Todas as duas candidaturas a prefeitura já foram registradas e aguarda julgamento, assim como de todos/as aquele/as que desejam uma vaga na Câmara.

Dos 21 (vinte e um) nomes ao Legislativo, apenas três se declaram pretos. Já aqueles/as que se consideram pardos são 08 (oito); 09 (nove) se autodeclaram brancos e um (a) não quis de autodeclarar. Em termos percentuais, o número de pretos nesta disputa equivale a 14,2%; o de pardos corresponde a 38% e o de brancos a 42,8%.

Já para a disputa majoritária, dois se autodeclararam brancos e dois pardos.

Pasme

O que chamou a atenção e me deixou pasmo foi a mudança de “cor/raça” de alguns postulantes a cargos eletivos deste ano em relação a eleição de 2016. Alguns em 2016 afirmaram à justiça eleitoral que eram “pardos” e neste se identificaram como “brancos”. Isso foi percebido tanto no legislativo quanto no executivo.

Maioria negra no Ceará

De acordo com dados publicados no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua 2018 e divulgado aqui neste Blog, entre 2012 e 2018o número da população do Estado do Ceará que se declarou preta dobrou, contando com 5,3% e o número de pardos atingiu o índice de 65,7%. Somando pardos e pretos, o número de negros no Ceará atinge 71%.

Maioria negra em Altaneira

No município de Altaneira, na microrregião do cariri oeste, tendo como base o último censo realizado pelo IBGE em 2010, o número de negros/as representava 71%. As que se autodeclaravam brancas atingiu 27,7%, enquanto que as amarelas ficaram com 1,2%.

Tanto para o IBGE quanto para o Estatuto da Igualdade Racial, a população negra é definida pela soma de pretos e pardo. O número de pardos em Altaneira equivale a 63,5% e pretos/as ficaram na casa dos 7,5%

Os dados são um reflexo da realidade brasileira. Negros/as são maioria, mas minoria nos espaços de poder e sub-representada, o que contribui para a falta de políticas públicas de combate ao racismo e de ações que permitam a construção de uma sociedade com equidade racial e de gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!