Sancionada no Ceará lei Dia Preta Tia Simoa e da Mulher Negra

 

Preta Tia Simoa. (FOTO/ Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

O governador do Ceará, Camilo Santana, sancionou o projeto de lei 335/2021 que foi aprovado na Assembleia Legislativa e instituiu o dia 25 de julho como Dia Preta Tia Simoa. Com a sanção, o calendário cearense ganha a lei 17.688/21 que homenageia a líder negra Tia Simoa, uma das grandes figuras de destaque na luta conta a escravidão no Estado.

Segundo o deputado Renato Roseno (PSOL/CE), autor do PL, "a lei prevê a realização da Semana Preta Tia Simoa de Combate à Discriminação Contra Mulheres Negras com objetivo de fortalecer ações contra o racismo, o sexismo e todas as formas de violência contra as mulheres negras, além da preservação da memória e da contribuição dos povos afrodescendentes, em especial das mulheres negras, para a formação social do nosso estado". 

A lei teve o apoio de movimentos negros e entidades, dentre eles destaque para o Grupo de Valorização Negra do Cariri, o Movimento Negro Unificado, o Fórum Cearense de Ações Afirmativas, a Rede de Mulheres Negras, NEABIs, Núcleo de Africanidades Brasileiras (NACE- UFC), Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afro brasilidade, Gênero e Família (Nuafro - UECE), Espaço Cultural Preta Tia Simoa, Coletivo Mulheres Negras Resistem e o Setorial de Negras e Negros PSOL CE.

A Preta Tia Simoa se tornou conhecida do público por meio das pesquisas da historiadora, ativista negra e colunista deste Blog, Karla Alves.

Clique aqui e saiba mais sobre a Preta Tia Simoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!