Pré- candidaturas em Altaneira: “sou mais o professor” e “sou mais o negão” ganham as redes



Pré-candidaturas em Altaneira: "sou mais o professor" e sou mais o negão" ganham as redes. (FOTO/ Reprodução/ Montagem/ Blog Negro Nicolau).


Texto:
Nicolau Neto

A pandemia do novo coronavirus que já matou mais de 46 mil pessoas no país está colocando em xeque o calendário das eleições municipais deste ano que, oficialmente, estabelece os dias 4 e 25 de outubro para o primeiro e segundo turno, respetivamente.

Uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) já no senado visa definir o adiamento das eleições e os/as parlamentares trabalham com a hipótese de fixar as datas 15 e 29 de novembro para que eleitores/a decidam seus/as novos/as gestores no 1º e no 2º turno (naqueles em que houver necessidades).

Mas mesmo sem uma definição quanto o adiamento, em Altaneira, na microrregião do cariri oeste cearense, nomes para concorreram ao executivo já foram lançados e gerou grande movimentação nas redes sociais, inclusive com o lançamento de temas com declarações de apoios. 

Do lado de uma das oposições, os nomes que já despontam como favoritos são os dos professores da rede estadual de ensino, Paulo Robson e Adeilton Silva. Ambos lançaram notas em suas redes sociais. O primeiro destacou que o seu nome está à disposição do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o segundo frisou que aceita a decisão do Partido Social Democrata (PSD) diante da desistência de Ricardo Arraes que fora derrotado na última eleição e que o apontou como substituto.

O outro grupo que faz oposição moderada ao prefeito ainda não se manifestou, mas a tendência é que lance o nome do servidor público Nézio pelo Podemos. Este chegou a afirmar que a única possibilidade de não concorrer ao executivo era se Ricardo não disputasse novamente o cargo.

O grupo da situação já tem no nome do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) o seu pré-candidato. O partido conta hoje na Câmara como quatro parlamentares após as filiações de Zuleide Oliveira (que veio do PSDB), Alice Gonçalves (que deixou o PRTB) e Devaldo Nogueira (que saiu do MDB).

Diante deste cenário, temas foram criados e amplamente publicizados na internet. “Sou mais o professor” representa os apoios ao nomes de Paulo Robson e Adeilton Silva e “sou mais o negão” refere-se a apoio ao atual prefeito.

O grupo do suplente de vereador Paulo Henrique Maia e do servidor Nézio criará um tema nesse sentido? Nézio vai realmente seguir com o plano de concorrer ao executivo? Quais dos dois nomes apresentados até agora pela oposição que faz um enfrentamento direto a administração será escolhido? Eles formarão uma chapa? Se sim, quem será o cabeça? Quem será o vice ou a vice do atual prefeito?

Essas perguntas ainda estão sem respostas. Mas com o desenrolar do processo e com as convenções tudo será definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!