Altaneirense Ricardo Vieira escreve livro sobre o Projeto ARCA

 

Altaneirense Ricardo Vieira escreve livro sobre o Projeto ARCA. (FOTO/ Reprodução/ Rede Social Facebook).
 

Por Nicolau Neto, editor-chefe

Projeto Arca: A solidariedade fortalecendo sonhos e esperança em Altaneira-Ceará”. Foi com essa temática que o economista altaneirense Ricardo Vieira mergulhou por pouco mais de três anos nas principais atividades do Projeto ARCA para conhecer e contar sua história.

Segundo Ricardo, seu interesse em escrever sobre o Projeto começou em 2016 quando foi selecionado para participar de um projeto de bolsa de extensão da Universidade Regional do Cariri (Urca). Em contato com a redação do Blog, ele destaca que já no primeiro ano escreveu um artigo sobre os projetos de geração de renda e economia solidária desenvolvidos pela Associação Raízes Culturais de Altaneira (Arca), entidade sem fins lucrativos. A monografia do seu curso também foi feita sobre esta associação, buscando conhecer e resgatar toda a história dela.

No último semestre do curso de Mestrado em Economia Aplicada da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Ricardo, 25 anos, afirmou que foi “incentivado por coordenadores do Projeto Arca a dar continuidade ao trabalho para transformá-lo em um livro”. Foram quase dois anos se dedicando a produção da obra. Nesta, ele apresenta também a história da outra entidade sem fins lucrativos, a Fundação Educativa e Cultural ARCA.

Sobre o Livro

O livro, conforme Ricardo afirmou ao Blog, narra a história da Associação da Fundação, que juntas compõem o Projeto ARCA. “A obra começa apresentando um pouco da trajetória de Carlos Alberto Tolovi, quando ele atuava como seminarista e também como padre em uma antiga favela de São Paulo conhecida por Água Branca, procurando mostrar o quanto essa sua trajetória contribuiu para a formação do Projeto Arca”, disse. E menciona que  “após descrever como nasceu a Associação Arca, o livro segue apresentando a evolução do trabalho realizado pela Associação com os agricultores de Altaneira, a história dos primeiros projetos sociais desenvolvidos com crianças, jovens e adultos e, posteriormente, é mostrando o contexto em que ocorreu a criação da Fundação Educativa e Cultural Arca.”

Nascida em 2001, a Associação desenvolve projetos de geração de oportunidades de trabalho e renda. Para o mais novo escritor, “a sua principal atividade atualmente é a apicultura, um projeto que existe a cerca de 15 anos. Já a Fundação Arca, veio três anos mais tarde “e desenvolve projetos educativos e culturais como música, teatro, informática e atividades de incentivo à leitura.”

Com 214 páginas e com uma linguagem simples, o livro foi lançado em de outubro de 2020 pela Editora Brazil Publishing, em Curitiba (PR) e traz fotos dos diversos projetos sociais, citações de entrevistas e depoimentos de pessoas que fazem parte da história do Projeto.

A obra pode ser adquirida pelo site da editora  e com o próprio autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!