Academia de Letras do Brasil parabeniza professor Nicolau Neto por defesa da cultura popular

 

Professor Nicolau Neto por ocasião do discurso de posse na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe. (FOTO/ Beto Ribeiro).

Por Valéria Rodrigues, colunista

A Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe – Ceará (ALB/Araripe-Ce), entidade de cunho cultural e que representa além do município anfitrião, os municípios de Altaneira, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre e Santana do Cariri, emitiu nota em que parabeniza o professor Nicolau Neto pela sua luta e defesa da cultura popular, principalmente a de Altaneira.

A defesa à cultura popular altaneirense está sacramentada na Comenda João Zuba. Parabenizo a atitude, o empenho e a dedicação! João Zuba, seu Patrono ALB, está deveras bem representado!”, diz a nota assinada pelo ex-presidente da entidade e atual diretor do Departamento de Patrimônio, o poeta Adriano Sousa.

A nota se justifica ainda porque o professor Nicolau Neto foi o idealizador da Comenda João Zuba que visa contribuir para manter viva a memória e a história de um dos maiores símbolos da cultura popular de Altaneira, o mestre da Banda Cabaçal João Zuba. Para Nicolau, a comenda homenageia em vida todos aqueles e todas aquelas que de alguma forma por meio de seus saberes e fazeres continuam realizando cultura. “É ao mesmo tempo uma das maneiras de reconhecermos a importância que a cultura tem no crescimento e desenvolvimento de um povo”, destacou ele.


Nicolau é integrante da ALB na cadeira nº 33 sob o patronato do mestre de cultura altaneirense João Sabino Dantas, conhecido no meio cultural como mestre João Zuba e agradeceu a mensagem em nome da família João Zuba:

Quando há reconhecimento daquilo que tu faz, tudo fica mais leve e faz com que tu sigas construindo. A cultura é um dos principais laços do fortalecimento da identidade, seja ela individual ou coletiva.  Em nome da família João Zuba, agradeço a Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe pela mensagem de afeto e deferimento através do Diretor de Patrimônio desta entidade, Adriano Sousa.”

___________________________

Valéria Rodrigues possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Exerceu à docência na Escola de Ensino Médio Padre Luís Filgueiras até 2013 e na Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo entre 2014 e 2016, ambas em Nova Olinda –CE. Nesta última, além da professora foi também diretora de turma no curso técnico em edificações. É também Agente Social no CRAS/Altaneira. No Blog, além de corretora ortográfica e colaboradora na página "Curiosidades", está atuando agora como colunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!