II Seminário Nacional Povos Indígenas do Cariri Cearense ocorrerá entre 09 e 11 de agosto


(FOTO/ Divulgação).

Por Nicolau Neto, editor-chefe

A universidade Regional do Cariri (URCA) e Associação Índios Cariri de Poço Dantas promoverão entre os dias 09 e 11 de agosto o II Seminário Nacional Povos Indígenas do Cariri Cearense.

O evento será realizado por meio virtual através da página da Associação dos Indios Cariri do Sítio Poço Dantas, no Facebook e na plataforma Google Meet e de acordo com informações no site do seminário, esta edição além de seguir com o “propósito de fortalecer a rede de trocas entre os Kariri” e ampliar “o encontro para lideranças do Piauí, São Benedito, Iguatu e Crateús” e irá “promover também o encontro de grupos e pessoas da região do Cariri que estão em processo de autorreconhecimento e/ou afirmação étnica kariri”.

Faz parte da programação do evento que é dedicado à celebração do dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado pela UNESCO no dia 9 de agosto, minicursos que versarão sobre literatura e direito indígena e mesas que contarão com a participação de pesquisadores acadêmicos sobre a presença indígena na região do Cariri.

A abertura do seminário ficará a cargo do artista e educador popular João do Crato e de uma mesa com a temática “Povos Indígenas do Cariri Cearense: ensino e pesquisa” que segundo informações na página do evento no Facebook, visa “evidenciar pesquisas dos Cariri de Poço Dantas-Umari e sobre eles realizadas na região do Cariri Cearense, com enfoque nos Kariri de Poço Dantas, Crato”. A mesa será formada por nomes como as das pesquisadoras Vanda Roseno (Associação Indios Cariri Poço Dantas-Umari) e Miscilane Costa Silva (UFCG) e dos pesquisadores Patricio Melo (Urca), Joedson Nascimento (UFG) e Ricky Seabra (Natural Language Institute) e terá a mediação do professor Thiago Florencio (Urca).

Aqueles/as que fizerem a inscrição (que seguem até amanhã, 05) e assinem a pelos menos 75% das atividades terão direito a certificados emitidos pela URCA.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!