ACB - 38 anos resistindo no semiárido


Registro da comemoração em 2019. (FOTO/ Nelzilane oliveira).

A ACB é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 04/07/1982, tem como missão “Contribuir com as comunidades no exercício da cidadania para a convivência com o semiárido”.

No último dia 04 de julho, a ACB completou 38 anos. uma idade que nos permite ter um baú com muitas memórias compartilhadas. Ao longo desta caminhada a instituição nasce da luta de pessoas que acreditam em uma mudança na vida do camponês. Grupo este que traz no peito a luta e a esperança em ver o Cariri com sua gente tendo uma vida digna e saudável.

Escrever algo para a ACB é algo muito especial. Conheci a história da ACB não só através dos documentos que a constituíram, mas, principalmente, pelos relatos de alguns fundadores sobre os momentos de luta e conquistas. A ACB tem uma causa e a sua missão expressa isso com dignidade. Poder hoje colaborar de alguma forma, pra mim é de grande satisfação. Desejo que venham décadas de colaboração com o seminário”, diz Daniele Siebra Carvalho (Diretora de Projetos e Captação de Recursos - membro do Comitê Gestor da ACB), Bióloga.   

O Presidente da ACB, Franciêr Simião da Silva Júnior, Engenheiro Agrônomo, nos fala de seu sentimento sobre o dia de hoje

Sabemos que vivemos uns momentos delicados por conta da pandemia do Coronavírus que tem deixado milhares de pessoas mortas e sobreviventes cheios de sequelas. Mas hoje é um dia importante para nós que fazemos parte da Associação Cristã de Base (ACB), data que comemoramos 38 anos de fundação. Não poderíamos deixar expressar com palavras nossa imensa satisfação em aplaudir a ACB por toda sua trajetória de luta em busca e defesa dos direitos dos agricultores e agricultoras do nosso tão querido semiárido. Hoje, também lembramos com orgulho as histórias contadas e vivenciadas das primeiras reuniões realizadas por nossos fundadores que ainda nos aconselham e nos ensinam dia após dia. Também lembramos em memória os fundadores que já partiram, mas deixaram uma herança imensurável na vida de todos nós. Deixo aqui os meus aplausos consistentes e duradouros para esses 38 anos da ACB. Tenho plena clareza que represento uma instituição que já faz parte da história de nosso Cariri cearense, com uma missão grandiosa que deixa marcas por onde passa e com toda certeza causa mudanças significativas na vida de todos e todas. Por isso sinto orgulho de fazer parte dessa família e o que ela representa. Parabéns ACB! Parabéns para todxs nós que fazemos parte dessa história!”, conclui Franciêr.

Este ano não podemos fazer nossa tradicional comemoração na Feira Agroecológica do Crato, momento esse que é sempre festejado com muita alegria, com produtores e colaboradores. Em virtude da pandemia do novo coronavírus nossa alegria está guardada pra quando tudo voltar ao normal, onde então poderemos nos reunir e celebrar a vida de quem faz parte desta história. Seguimos em luta, cada um na sua casa, produzindo e levando alegria como podemos.

____________________________

Texto de Nelzilane Oliveira, no blog da ACB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!