![]() |
Tolovi durante o programa "Esperança do Sertão", da Rádio Comunitária Altaneira FM.(FOTO/ Nicolau Neto). |
A rádio comunitária Altaneira FM nasce a partir de um movimento social que deu origem à ARCA - Associação Raízes Culturais de Altaneira. Esse movimento era denominado “Conselho Comunitário”, com representações das mais diversas instituições. Porém, nasce também marcada por disputas e conflitos no campo da política. Afinal, uma rádio sempre influencia direta e indiretamente nas relações de poder.
Porém, com o passar do tempo, ela deixou de ser a rádio de um prefeito, de um determinado grupo político, de um partido. Passou a ser, de fato, a rádio da comunidade. E, mesmo com todas as nossas limitações e dificuldades, devemos nos orgulhar com o fato de que a rádio Altaneira FM é uma raríssima exceção em nosso país: ela funciona realmente como Rádio Comunitária. Um meio de comunicação que representa fruto de muita luta dos movimentos sociais em busca de uma comunicação alternativa.
Por fim, sabemos que o potencial de nossa rádio é muito maior do que ela representa hoje. Afinal, a sua maior dificuldade consiste em contar com pessoas que se dediquem à esse meio de comunicação de forma gratuita e voluntária, sem segundos interesses, para transformar a nossa rádio verdadeiramente em uma “Escola de comunicação” e instrumento de informações que despertem a consciência crítica e a responsabilidade cidadã.
Mas a sua história já é grandiosa, fazendo parte da história de Altaneira. E devemos nos orgulhar disso, comemorando mais um aniversário.
_____________________________
Texto de Carlos Alberto Tolovi encaminhado a redação do Blog. Tolovi é filósofo, professor universitário com doutorado em Ciências das Religião e autor do livro “Mito, Religião e Política. Padre Cícero e Juazeiro do Norte” (Editora Prismas). É um dos idealizadores e fundadores da Associação ARCA e da Fundação ARCA e já foi presidente da Associação Beneficente de Altaneira (ABA) entidade mantenedora da Rádio, sendo um dos principais defensores desta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!