Altaneirense conclui curso em Guia de Turismo e já está à frente de uma das agências criadas


Altaneirense conclui curso em Guia de Turismo e já está à frente de uma das 
agências criadas. A imagem é fruto de um visita técnica em Olinda (PE). 
(FOTO: enviada ao Blog Negro Nicolau).


Texto | Nicolau Neto

A altaneirense Francilene Oliveira, acadêmica do curso de História na Universidade Regional do Cariri (URCA) junto com mais 19 se formaram em Guia de Turismo na Região do Cariri. O curso foi feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).


O curso foi iniciado em novembro de 2017 e esta é a quinta turma a ser formada. Dela foram criadas cinco agências de turismo. Francilene se formou ao lado de pessoas de diversos municípios do cariri, como Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

De acordo com Francilene, o curso teve como instrutora Deborah Alencar e além das aulas teóricas, teve viagens dentro da própria localidade visando conhecer os pontos turísticos e interestadual, com destaque para Recife (PE).

Francilene Oliveira em aula prática no
Sítio Pinheiros, em Barbalha.
(FOTO: enviada ao Blog Negro Nicolau).
Sobre a importância desse momento, tanto de forma pessoal como coletivamente é que ele servirá para darmos mais um passo para introduzir Altaneira nos roteiros de turismo do cariri oeste”, disse Francilene ao Blog Negro Nicolau. Para ela, “o curso trará mais oportunidades para a efetivação de atividades no município e com a presença de guias, as possibilidades de execução de roteiros com as cidades vizinhas só aumentam”.

Francilene que faz parte da Associação de Condutores de Trilha de Altaneira (Acontrial) relata que essa luta pela inserção de Altaneira na rota do turismo é antiga e que sua luta vem desde 2014. Ela conseguiu junto com Lenny Kátia, de Juazeiro do Norte, formar uma sociedade e criar a agência de turismo Nativos do Kariri.

Postar um comentário

0 Comentários