Paulo Freire nunca foi tão necessário


Joelmir Pinho - um dos fundadores da EPUCA e coordenador da Semana 
Freiriana do Cariri. (FOTO/Reprodução/Facebook).


A VI Semana Freiriana do Cariri, uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), será realizada este ano entre os dias 15 e 21 de setembro. O Blog Negro Nicolau (BNN) indagou ao professor, escritor e um dos fundadores da EPUCA, Joelmir Pinho, sobre a importância deste evento em um momento de retrocessos na educação e de constantes ataques a um dos maiores pensadores do mundo e que da nome a semana – o nordestino Paulo Freire.

Joelmir respondeu através de artigo enviado a redação do blog por correio eletrônico. Confira abaixo:

Paulo Freire nunca foi tão necessário

Por Joelmir Pinho[1]

Entre os dias 15 e 21 de setembro desse ano o Cariri cearense será palco da 6ª Semana Freiriana do Cariri, uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa [EPUCA], organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede na cidade do Crato.

O evento se realizará no contexto das ameaças a direitos humanos fundamentais e à própria vida, em curso no Brasil e em outras partes do mundo, movidas por uma cultura de ódio, intolerância e negação do outro que tem pautado a jornada humana nesse planeta nos últimos tempos.

No Brasil, orientações recentes do Ministério da Educação e declarações do ex e do atual titular da pasta no [des]governo Bolsonaro, apontam na direção de retrocessos que podem comprometer seriamente conquistas importantes nas Políticas Públicas de Educação, além de representarem o tolhimento de direitos individuais e coletivos de educadores e educandos, devendo somar-se a isso, ameaças escancaradas à liberdade de cátedra prevista no artigo 206 da Constituição de 1988. O texto constitucional estabelece que o ensino será ministrado com base no princípio da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, assegurado o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

Paulo Freire, uma das maiores expressões da educação em todo o mundo e patrono da Educação no Brasil desde o dia 13 de abril de 2012 [Lei 12.612/2012], passou a ser tratado pelo atual governo como inimigo público número 1, em que pese a valiosa contribuição do educador pernambucano para a educação do nosso país e, sobretudo, para a alfabetização de adultos.

Para além das temáticas diretamente relacionadas ao ensino e às práticas pedagógicas, a Semana Freiriana do Cariri tem se revelado um espaço privilegiado para o diálogo e a reflexão sobre questões éticas e sobre a urgência de um novo paradigma, já em construção, centrado na vida e numa perspectiva ecológica profunda.

Vivemos o vazio deixado pelo apodrecimento do velho paradigma - que já não nos serve, não por ser velho, mas por negar violentamente a vida humana e não humana – e o parto inconcluso de um novo paradigma, em andamento, que nos permitirá vencer o medo e reaprender a amar. Em outras palavras, vivemos tempos de desesperança e medo.

Como escrevi recentemente em artigo publicado no meu blog e incorporado à coletânea de ideias e opiniões que compõem o livro Janelas, lançado no mês de junho desse ano pelo selo editorial IbiKariri, diferente do que nos ensinaram, o contrário do amor não é o ódio, mas o medo. O ódio é, tão somente, reflexo, decorrência do medo. A questão central aqui é: chegamos a um nível tal de adoecimento [individual e coletivo] e de imperativo da cultura do medo, que nosso maior desafio no século XXI passou a ser reaprender a amar.

Assim, para que o amor floresça e seus frutos possam ser colhidos pela espécie humana e por toda biosfera, precisamos vencer a matriz cultural do medo, tão fortemente arraigada em cada um de nós e nas nossas falidas estruturas institucionais. Precisamos encerrar o ciclo vicioso de ódio, indiferença e intolerância, propagado à exaustão nos últimos tempos, que tem nos aprisionado, durante séculos, a padrões vibracionais adoecidos, a comportamentos que rejeitam a diferença, ignoram a diversidade, negam a vida e ameaçam a continuidade da espécie humana e a unidade cosmológica essencial à regeneração da vitalidade da Terra, tão seriamente comprometida pela nossa cultura de medo e desamor. Pela nossa ausência de cuidado e nossa irresponsável arrogância antropocêntrica.

Neste sentido, refletir sobre educação a partir do cuidado, da amorosidade e da inquietude de Paulo Freire é tarefa urgente e inadiável. O educador português José Pacheco [Escola da Ponte], um dos convidados da sexta edição da Semana Freiriana do Cariri, nos ensina que tão importante quanto denunciar, é anunciar. Como costumamos dizer em relação à Semana Freiriana do Cariri, é preciso seguir gerando desconforto de forma amorosa. E isso temos visto acontecer deste a primeira edição do evento, em 2011. Apenas para registro, José Pacheco participou da segunda edição da Semana Freiriana do Cariri, em 2012.

Além de José Pacheco, a sexta edição da Semana Freiriana do Cariri contará as presenças do professor, historiador, teólogo e ator Henrique Vieira, do artista e pensador Eduardo Marinho, da jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum e da psicóloga e militante dos Direitos Humanos Ana Vládia Holanda.

Uma das marcas dessa sexta edição do evento será a integração de várias agendas, outro importante desafio que esses tempos de obscurantismo nos apresentam. Nessa direção, a Semana acolherá a realização de dois importantes eventos: a edição estadual da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação - CONANE e o Encontro Regional de Educação Popular em Saúde e Convivência com o Semiárido. Além disso a programação da #SFC2019 contará com um show de abertura, um espetáculo de encerramento, três exposições fotográficas, duas oficinas e um minicurso.
As inscrições para o evento já estão abertas e poderão ser feitas através do site portalepuca.org. Através do mesmo site será possível comprar o e-book Janelas, cuja renda será revertida, integralmente, para a apoiar a Semana Freiriana desse ano. Que venha, pois, a 6ª Semana Freiriana do Cariri.



[1] Joelmir Pinho é graduado em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri, de onde também foi professor substituto. Escritor, blogueiro, curioso e eterno aprendiz, é um dos fundadores da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa. Desde 2011 coordena a Semana Freiriana do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!