Conheça 12 sites/blogs voltados para a história e cultura afrodescendente e indígenas


Painel com seis dos doze sites voltados para a história e cultura afrodescendentes
e indígenas. (FOTOMONTAGEM/Nicolau Neto).

Texto | Nicolau Neto

A mídia tradicional brasileira não é diversa. A maioria dos programas jornalísticos da televisão não conta em suas bancadas com representatividades negra e, ou indígena.


A presença negra e indígena nas grandes mídias, seja no rádio, na televisão ou na internet através de sites e blogs ainda é pequena, mesmo o Brasil sendo o país mais negro fora do continente africano. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira conta com 55,8% de negros. Isso permite concluir que seis em cada dez brasileiros se autodeclararam negros.

Ainda assim encontrar âncoras negros e negras no jornalismo brasileiros é raro. A situação piora quando se procura por indígenas nas redações e nas bancadas dos veículos de comunicação. Isso é fruto de um sistema escravocrata que durou por cerca de três século no Brasil que relegou a história do negro e do indígena, privando-os dos direitos básicos como a liberdade e o acesso à educação.

O racismo gerador das desigualdades étnico-raciais no Brasil é gritante. Ter um jornalismo comprometido em transparecer essas disparidades também nas redações dos veículos de comunicação e preocupado em escrever as nossas histórias é fundamental para fazer com que o Brasil se torne Brasil.

Neste contexto, o Blog Negro Nicolau (BNN) - um portal de comunicação a serviço da cidadania, empoderamento e diversidade -, elaborou uma lista de doze sites/blogs editados e administrados por personalidades negras que versam sobre nós, sobre nossas lutas e sobre nossas resistências. São mídias construídas por nós e para falar sobre nós. Confira abaixo:

1 – Geledés
2 – Ceert
5 – Alma Preta
9 – Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!