Ceará é o 1º do Nordeste com número de jovens que chegam ao Ensino Médio na Idade Certa


Ceará e o  1º do Nordeste com números de jovens que chegam ao ensino médio
na idade certa. Na imagem, estudantes da EEEP Wellington Belém de Figueiredo,
em Nova Olinda. (FOTO/Nicolau Neto/Blog Negro Nicolau).

O Ceará ficou em primeiro lugar em relação aos estados do Nordeste quanto ao número de jovens que chegam ao Ensino Médio na Idade Certa. Ao todo, 73% dos alunos estão nessa etapa da educação básica nas escolas cearenses, seguidos do Maranhão (64,1%) e Pernambuco (62,9%). O Estado também está acima da média nacional (69,3%). Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (19), pela Pesquisa Anual por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua) 2016 a 2018, estudo produzido pelo IBGE.

É possível verificar, ainda, que o ritmo de crescimento cearense do número de alunos que frequentam a escola, entre 15 e 17 anos, tem sido maior que o do Brasil e o do Nordeste. Para se ter uma ideia, em 2016, 82,6% dos jovens desta faixa etária estavam estudando, enquanto em 2018, esse número chegou a 88,2%. O que representa um avanço de 5,6 pontos percentuais. Em relação ao Brasil e ao Nordeste, respectivamente, o crescimento foi apenas de 1 e 0,9 pontos percentuais.

Os dados apontam para uma redução da evasão escolar nesta faixa etária, resultado das políticas implementadas pelo Governo do Ceará buscando a permanência dos estudantes e a conclusão do Ensino Médio com sucesso. São ações como o Tempo Integral, composto pelas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e as Escolas Estaduais de Educação Profissional; Políticas Socioemocionais e o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem.

Redução do analfabetismo

Segundo a Pnad, o Ceará apresenta uma queda contínua do analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais. Em 2016, essa parcela representava 15,2% da população nessa faixa etária. Já em 2018, houve uma queda de 1,9 pontos percentuais, chegando a 13,3%.

Os resultados alcançados nos útimos 12 anos com a implantação do Mais Paic – Programa Aprendizagem na Idade Certa estão diretamente relacionados a esse indicador. As crianças alfabetizadas no contexto do Programa estão alterando o cenário do analfabetismo no Ceará.
_____________________________________________________
Com informações da Seduc CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!