Professor lança obra sobre “constitucionalismo e quilombos”


Professor lança obra sobre "constitucionalismo e quilombo".
(FOTO/Antônio Silva).

Nesta quarta-feira, 26, acontece o lançamento de “Constitucionalismo e Quilombos: famílias negras no enfrentamento ao racismo de Estado”, livro de autoria do professor Rodrigo Portela Gomes. O evento será no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD/UnB), às 19h.

A obra de Gomes apresenta, por meio de um estudo de caso, as dinâmicas raciais do conflito com comunidades quilombolas no Piauí e as estratégias de famílias negras para enfrentar o racismo de Estado.

A partir da trajetória dessas comunidades, reposiciona o quilombo como movimento constitucional e retira das mãos brancas o domínio sobre a história de luta por direitos no Brasil, pois, o apagamento da disputa constitucional pelos quilombos, impacta, no presente, na afirmação ou negação de seus direitos.

De acordo com Menelick de Carvalho Netto, professor associado da FD/UnB, o livro “torna visíveis e revela inaceitáveis as exclusões vividas pelas comunidades quilombolas no Piauí. A obra renova um olhar sobre o passado, mas também sinaliza a luta pela construção de novas possibilidades de futuro”, afirma.

Para o autor, materializar sua pesquisa de mestrado em livro é uma forma de ampliar o alcance do debate. “Com a obra, percebemos no quilombo uma experiência do presente. A existência quilombola é um contínuo histórico que, no passado e no presente, tem agenciado estratégias de manutenção dos seus modos de viver, fazer e criar, enfim, estão (re) existindo”, analisa. “Outro ponto é o fato de os quilombolas terem constantemente suas vidas ameaçadas. São inúmeras situações de violações de direitos ao longo do conflito narradas no texto”, comenta o autor.

Depois de Brasília, “Constitucionalismo e Quilombos: famílias negras no enfrentamento ao racismo de Estado” será lançado em Teresina (PI), em 12 de julho.

Não é apenas uma história de dor e violência. É uma narrativa de famílias negras que por meio dos vínculos constituídos com o seu território e por laços familiares estão enfrentando o racismo do estado brasileiro”, finaliza..

Serviço

Lançamento do livro “Constitucionalismo e Quilombos: famílias negras no enfrentamento ao racismo de Estado”.

Dia 26 de junho, às 19h, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (Campus Darcy Ribeiro).

O livro também está disponível para compra neste link.
____________________________________________________
Com informações de Alma Preta e Agência Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!